‘Férias no Museu do Folclore’ com presença especial do mestre Valdeck de Garanhuns

‘Férias no Museu do Folclore’, é o nome da atividade que o Museu do Folclore de São José dos Campos realizará de 7 a 30 deste mês (nos dias 7, 8, 15, 16, 21, 22, 28 e 29) entre 14h30 e 16h30. A programação é voltada à família e prevê uma visita divertida à exposição permanente, brincadeiras tradicionais na área externa do museu (corrida de saco, confecção de ‘capuchetas’ e outras) e na brinquedoteca.

No dia 28, em particular, acontece a apresentação ’35 anos brincando, versando e esculpindo’, com o mestre Valdeck de Garanhuns, que prevê exposição temporária com 50 bonecos e objetos novos e antigos relacionados ao teatro popular de bonecos de Pernambuco (mamulengos), Paraíba (babau), Rio Grande do Norte (João Redondo) e Ceará (Cassimiro Coco).

A programação prossegue com uma aula brincante (palestra ilustrada com o material exposto e música ao vivo) com o mestre Valdeck e apresentação de um espetáculo de teatro de mamulengo, intitulado ‘Simão e o Boi Pintadinho’, com o Trio Tropeiros da Serra, que executam sanfona, zabumba, triângulo, alfaia, ganzá, pandeirão, pandeiro, cavaquinho, agogô e caixa.

Inscrições

A apresentação com o mestre Valdeck de Garanhuns é aberta ao público, mas para participar das atividades nos demais dias é necessário se inscrever pelo telefone 3924-7354. Todas as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

O ‘Férias no Museu do Folclore’ é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Prefeitura de São José; e organizado pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), associação social sem fins lucrativos responsável pela gestão do Museu do Folclore.

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.