Escolas já podem agendar visitas ao Museu do Folclore

Foto: Arquivo MF
Alunos durante visita à exposição do Museu do Folclore, no Parque da Cidade

Com a volta às aulas, o Museu do Folclore de São José dos Campos já está agendando visitas de escolas (públicas e particulares) interessadas em conhecer a exposição permanente (Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional), e os demais espaços, como a biblioteca e a brinquedoteca.

O agendamento deve ser feito pelo telefone 3924-7318 ou diretamente no setor administrativo. As visitas são gratuitas e podem ser feitas de terça a sexta, das 9h às 17h, entre fevereiro e novembro. Aos sábados e domingos o museu recebe apenas visitas espontâneas, das 14h às 17h, que não necessitam de agendamento prévio.

Na exposição os alunos conhecem, por meio de objetos, fotos e vídeo, um pouco sobre o patrimônio imaterial da cultura popular local, iniciando uma reflexão sobre a riqueza coletiva da região e de outras localidades do Brasil. Na biblioteca é possível consultar livros, CDs e DVDs sobre o tema. Para emprestá-los é necessário fazer um cadastro, apresentando cópias do RG, CPF e comprovante de residência.

O acervo da brinquedoteca é formado por quase 200 brinquedos populares criados por artistas e artesãos de São José dos Campos, da Região Metropolitana do Vale e de outros estados brasileiros; além de livros infantis, CDs e DVDs voltados à cultura popular. No local os alunos podem apreciar, manipular e brincar com os brinquedos.

A gestão do Museu do Folclore é feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), associação social sem fins lucrativos que mantém convênio com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).