Domingo tem vivência especial de cultura popular no Museu do Folclore

Roda de viola, bate-papo, exibição de filme, exposição e culinária, tudo junto e misturado, oferecendo ao público uma grande vivência da cultura popular e regional. Este é o cenário que o Museu do Folclore de São José dos Campos preparou para domingo (19), com a realização de um encontro especial do Museu Vivo.

Todas estas atividades acontecerão das 14h às 17h de forma gratuita e fazem parte de ações específicas promovidas pelo museu durante o mês de maio: o projeto Diálogos sobre Folclore e a participação na 22ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus).

Exibição de filme

Joaquim Inácio Filho

O destaque da tarde será a exibição do curta metragem “Xangri-lá – A história de Quinzinho Viola”, com a presença do protagonista Joaquim Inácio Filho, violeiro do distrito de São Francisco Xavier, seguida de um bate-papo e uma roda de viola.

Além dele, também estarão presentes o diretor do filme Mário de Almeida, o roteirista Rogério Faria, o responsável pela documentação, ilustração e trilha sonora, o artista visual e violeiro Yuri Garfunkel e o violeiro Lula Fidalgo.

A exibição do filme também faz parte do projeto da exposição temporária “Nos Braços do Violeiro”, inaugurada dia 28 de abril no Museu do Folclore e que seguirá aberta até dia 25 de maio, e da participação do Museu do Folclore na Semana de Museus.

Doce de banana

Lúcia Serafim

Ainda por conta do Museu Vivo, a convidada para a culinária é a paulista Lúcia Serafim Ângelo, que fará uma receita de doce de banana. Morando em São José desde 1973, Lúcia conta que aprendeu a cozinhar com a sua mãe, principalmente doces.

“Quando morávamos no sítio, eram muitos filhos e minha mãe sempre fazia arroz doce como sobremesa. Eu sempre acompanhava para aprender. Como vivíamos da produção da terra, lembro que ela também fazia quando tinha mutirão para fazer manutenção do sítio”, explica Lúcia.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana