Domingo tem mais um Museu Vivo, com bolinho de chuva, fuxico e violeiros

Pela terceira vez, neste mês, representantes da cultura popular regional se reunirão no Museu do Folclore de São José dos Campos, no Parque da Cidade, para compartilhar seus saberes nas áreas de artesanato, culinária e música. O encontro é aberto ao público e acontecerá neste domingo (12), entre 14h e 17h, com as presenças de Ana Aparecida Lobo de Oliveira, Suzana Alves de Resende e Paulo Bernardes.

Ana Aparecida participará pela primeira vez

A joseense Ana Aparecida, 53 anos, participará da atividade pela primeira vez, fazendo fuxico. Ela conta que aprendeu este tipo de artesanato vendo os avós e a sua mãe fazendo. “Eu consegui aprender somente olhando e com o passar do tempo aprimorei esse saber. Além de tecido, uso CDs usados e algumas pedrarias para enfeitar”, diz ela. Ana também faz caixas decoradas, enfeites de feltro, garrafas e postes decorados.

Suzana vai fazer bolinho de chuva

Na culinária, a participante será a mineira Suzana Alves de Resende, que compartilhará seus saberes de como fazer bolinho de chuva com banana. “Aprendi a fazer esta receita com a minha avó, na cidade mineira de Entre Rios. Até meus nove anos morei em uma fazenda e aprendi muita coisa com meus avós e meus tios. Eu brincava de ‘casinha’ de verdade”, conta Suzana. Ela já participou do Museu Vivo em outra oportunidade.

O violeiro Paulo Bernardes retorna ao programa

O saber musical será compartilhado pelo violeiro Paulo Bernardes, 55 anos, nascido em Guaratinguetá, e que também já passou pelo programa. “Eu aprendi as noções básicas do violão em um projeto da Prefeitura de São José, há muito tempo. Depois fui aprendendo sozinho, tirando música de ouvido”, explica. No domingo ele executará músicas sertanejas, fazendo parceria com o amigo Galvani.

Programa e gestão

O programa Museu Vivo é realizado todos os domingos à tarde na área externa do Museu do Folclore, como forma de valorizar pessoas que detêm diferentes saberes populares. O Museu do Folclore foi criado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo em 1987 e é gerido pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana