Diálogos sobre Folclore discute três importantes temas hoje

O encontro de hoje (26) do projeto Diálogos sobre o Folclore, realizado pelo Museu do Folclore de São José dos Campos, enfatiza três pontos importantes do tema central proposto: a valorização da parteira tradicional, o Museu da Parteira (Pernambuco) e a realização do INRC (Inventário Nacional de Referências Culturais) das Parteiras.

Elaine Muller
Maria Fernanda da Silva

Os assuntos serão abordados por Elaine Muller – antropóloga, professora do Departamento de Antropologia e Museologia (DAM/UFPE), integrante do Museu da Parteira e coordenadora do Expolab (DAM/UFPE) – e Maria Fernanda da Silva – enfermeira obstetra, presidente da Associação de Parteira de Caruaru e filha de Zefinha, uma das parteiras idealizadoras do Museu da Parteira.

Durante o encontro também serão exibidas fotos que compõem o acervo do Museu da Parteira, de autoria do fotógrafo e pesquisador Eduardo Queiroga. A pesquisadora do Museu do Folclore, Laís Araújo, prossegue mediando o encontro, que será finalizado nesta quarta-feira com uma roda de conversa com a presença de parteiras e lideranças de alguns estados.

Programação

O projeto Diálogos sobre o Folclore tem como título Mãos que amparam: Diálogos sobre o Parir e o Partejar e os encontros são virtuais, com transmissão pelo Google Meet e página do museu no Facebook, das 19h às 20h30. A participação é gratuita e a inscrição deve ser feita pelo formulário online. O museu emitirá certificado para os inscritos.

No encontro de ontem (25), a cientista social Bianca Lanu discorreu sobre o tema Da casa para o hospital: a mudança de paradigma no cenário do parto e nascimento no Brasil, destacando em que momento houve a transformação do cenário onde ocorrem os nascimentos e detalhando as mudanças sociais que impactam as formas de parir e nascer.

Foto maior: Eduardo Queiroga/Museu da Parteira

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354