Coordenadores de escolas municipais de Caraguá visitam o Museu do Folclore

O Museu do Folclore de São José dos Campos recebe, nesta quarta-feira (29), no período da manhã, a visita técnica de um grupo de 45 coordenadores pedagógicos de 34 escolas municipais e coordenadores da Secretaria de Educação da Prefeitura de Caraguatatuba. O grupo será recebido pela cientista social e folclorista Angela Savastano e pela gestora do Museu do Folclore, Francine Maia.

“O objetivo da visita é ampliar o repertório cultural e pedagógico dos profissionais”, explica a professora Alessandra de Magalhães Ciaca, uma das responsáveis pela organização do grupo. “Queremos conhecer em detalhes o Museu do Folclore e suas atividades, para poder trazer nossos alunos para uma visita”, destaca Alessandra.

Segundo Alessandra, “as escolas municipais têm em seus currículos um trabalho voltado ao estudo do folclore e da cultura popular, com ênfase em abril, mês do aniversário da cidade”. Além dela, outras duas pessoas do grupo já visitaram o Museu do Folclore em outra oportunidade.

Além de um bate-papo inicial, para conhecerem os projetos e programas desenvolvidos pelo Museu do Folclore, os coordenadores visitarão a exposição de longa duração, a atual exposição temporária, a biblioteca especializada em cultura popular e a brinquedoteca.

Agendamento e gestão

A partir deste mês, as visitas em grupo podem ser pré-agendadas pelo próprio site do Museu do Folclore. Elas acontecem durante a semana, de terça a sexta, nos períodos da manhã e tarde. O museu foi criado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo em 1987 e, atualmente, é gerido pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José.

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana