Contação de histórias, bombom de banana e crochê no Museu Vivo

Uma das grandes paixões de Adriana Helena Santana de Oliveira, 51 anos, é contar histórias. Aposentada há quase um ano como professora de literatura da rede pública de ensino, ela trabalhou muitos anos nas salas de leitura das escolas por onde passou.

Adriana é joseense e nasceu em Santana, na região norte, mas há 32 anos mora no Campos de São José, na região leste. Neste domingo (23), ela vai compartilhar esta sabedoria da qual tanto gosta, em mais uma edição do Museu Vivo.

Bombom de banana

E para os que pensam que bombom só é feito de chocolate, a mineira Dilcéia Luzia Rodrigues, 64 anos, vai provar o contrário. Ela vai fazer uma receita de bombom de banana no domingo. Os segredos ela conta durante a vivência.

Dilcéia nasceu em Luminares, foi criada em Barra Mansa (RJ) e veio morar em São José há aproximadamente 40 anos. Começou a fazer doces quando o primeiro filho nasceu, em 1985. Hoje, faz doces para se sentir produtiva e útil.

Crochê

A também joseense Rute de Oliveira Santana Bedoia, 54 anos, é outra representante da cultura popular regional que estará presente no Museu Vivo. Ela conta que aprendeu a fazer crochê quando ainda era jovem, com duas amigas.

“Depois que me aposentei como funcionária pública, continuei fazendo crochê para relaxar e, ao mesmo tempo, fazer peças para presentear familiares e amigos. Domingo vou mostrar um pouco deste trabalho no Museu Vivo”, destaca Rute.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 o (12) 3924-7354

www.museudofolclore.org