Coleção Cadernos de Folclore tem 10 livros escritos só por mulheres

Dos 29 volumes produzidos e lançados desde 1987 pelo Museu do Folclore de São José dos Campos, como parte da Coleção Cadernos de Folclore, 10 foram escritos exclusivamente por mulheres e outros 4 tiveram participação delas. São folcloristas, historiadoras, professoras, escritoras e pesquisadoras.

Entre as autoras individuais estão Cáscia Frade, Darcy Breves de Almeida, Leila Gasperazzo Ignatius Grassi, Maria do Rosário de Souza Tavares de Lima, Maria Graziela B. dos Santos, Maria Thereza L. A. Camargo (2 volumes), Mariana de Carvalho Ilheo, Ruth Guimarães e Zuleika de Paula.

A folclorista Angela Savastano e a historiadora Maria Siqueira Santos aparecem como autoras em outros volumes, em parceria, respectivamente, com o folclorista Toninho Macedo (em 1 volume) e o historiador Fábio Martins Bueno (em 3 volumes).

A Coleção Cadernos de Folclore é um projeto do Museu do Folclore, com lançamento anual de um livro sobre alguma pesquisa na área da cultura popular. A publicação ocorre numa parceria entre o CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular) e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Painel com frases de diferentes autoras

Neste ano, por ocasião do Dia Internacional da Mulher (8 de março), o museu realiza, até o final do mês, uma atividade intitulada Mulheres no Folclore – A presença feminina na literatura folclórica, que prevê a exposição de livros (alguns da Coleção Cadernos de Folclore), frases de autoras selecionadas e dicas de leitura de diferentes autoras.

A programação também prevê um bate-papo no dia 23 (sábado), das 14h às 17h, na Sala das Panelas, com as folcloristas Angela Savastano, Darcy Breves e Lilian Vogel, além da professora, pesquisadora e escritora Sonia Gabriel. O encontro é aberto ao público e não necessita de inscrição prévia.

Obras selecionadas

Alguns livros selecionados em exposição

Foram selecionadas para a exposição 31 obras de 16 diferentes autoras, entre elas Maria Amália Corrêa Giffoni, Angela Savastano, Cáscia Frade, Ruth Guimarães, Sonia Gabriel, Darcy Breves, Lilian Vogel e Leila Gasperazzo Ignatius Grassi.

Entre as obras estão Cobras e Crendices (Maria do Rosário de Souza Tavares), Folclore: teorias-conceito-campo de ação (Niomar de Souza Pereira), Antologia do Folclore Cubatense (Luzia Maltez da Guarda) e O folclore na vivência atual de Açu, Marreca e Quixaba (Maria Rita da Silva Lubatti).

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona desde 1997 no Parque da Cidade. Sua gestão é feita pelo CECP, organização da sociedade civil sem fins lucrativos com sede em São José dos Campos.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)