Capoeira e Baião de Dois são atrações do último Museu Vivo de março

A capoeirista Carla Alves de Carvalho, 40 anos, conhecida no meio como Carla Natureza, é uma das representantes da cultura popular local presente no Museu Vivo deste domingo (26). Carla é contra-mestra do Grupo Angoleiros do Sertão e compartilhará o seu saber com o público.

A presença da capoeirista e do grupo, no Museu Vivo, acontece em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, por meio do projeto Circulação.

Carla Natureza é natural de São Paulo e além de capoeirista é arte-educadora e ativista social. Iniciou seu aprendizado na capoeira ainda criança, com seu pai. Quando adolescente, fez parte do Grupo Abadá. Em 2006, entrou para o Grupo Angoleiros do Sertão e iniciou estudos em Capoeira Angola.

Há nove anos organiza rodas de Capoeira no centro de São José dos Campos, além de encontros anuais de Capoeira Angola. Já esteve na África (Congo) e no Haiti numa experiência internacional, trabalhando com Capoeira enquanto tecnologia social, em prol da comunidade em situação de vulnerabilidade social.

Instrumentos musicais

Ainda na área da Capoeira, outro participante do encontro deste domingo é o joseense Luiz Augusto dos Santos, o Dendê, 63 anos. Ele é artesão e mostrará toda sua sabedoria na construção de instrumentos musicais utilizados na Capoeira.

“Sempre fui artesão e passar a construir instrumentos da Capoeira foi uma consequência do meu ofício. Meu primeiro berimbau fiz com cabo de vassoura e lata, para experimentar as possibilidades”, conta Luiz Augusto.

Dendê iniciou na Capoeira em 1979, encorajado pela sua mãe. Já passou por diversos grupos e, hoje, também participa do Grupo Angoleiros do Sertão.

Baião de Dois

Para a vivência na culinária, a convidada é a pernambucana Genilda de Souza, 44 anos. Natural de Petrolândia, ela mora em São José há 19 anos. No domingo, fará uma receita de baião de dois, prato típico da culinária nordestina.

O prato Baião de Dois leva este nome por ter na receita tanto o feijão (verde) como o arroz. Além disso, tem como característica a presença do queijo coalho cortado em fatias finas.

Programa e gestão

O programa Museu Vivo é realizado todos os domingos à tarde, das 14h às 17h. A atividade é aberta ao público e ocorre na área externa do Museu do Folclore, reunindo representantes da cultura popular nas áreas de artesanato, culinária e música.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade (Santana)

(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354