Cadernos de Folclore ganha nova forma de selecionar suas obras

O Museu do Folclore de São José dos Campos adotou uma forma mais técnica para selecionar obras e autores dos próximos volumes da Coleção Cadernos de Folclore, programa que deverá ter seu 28º livro publicado este ano, em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

A seleção, a partir de agora, será feita por um Conselho Editorial do CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, responsável pela gestão do museu. Até então, a escolha era feita por meio de pesquisa informal.

Para viabilizar a iniciativa, o CECP elaborou um Chamamento Público para composição de um banco de reserva visando a publicação de obra bibliográfica, decorrente de pesquisas a respeito de folclore, cultura popular ou patrimônio imaterial brasileiro. As publicações serão feitas pelo Museu do Folclore sob gestão do CECP.

Inscrição

A inscrição para participar do processo de seleção deve ser feita de 1º a 15 de maio pelo e-mail contato@museudofolclore.org. A avaliação das propostas ocorrerá de 16 a 31 de maio e o resultado será divulgado no dia 6 de junho, no site do Museu do Folclore (www.museudofolclore.org).

Poderão se inscrever para esta chamada qualquer pesquisador (a) ou autor (a) sem distinção de espécie, sob a condição de autoria, coordenação ou de organização individual ou coletiva. Não serão aceitas propostas para publicação de obras literárias ou de reedição de livro que já tenha sido publicado por qualquer editora.

Seleção

Serão selecionadas propostas que possuam mérito científico, avaliadas pelo Conselho Editorial do CECP ou por consultores ad hoc internos e/ou externos à instituição, considerando, entre outros critérios: adequação à linha editorial da Coleção Cadernos de Folclore e relevância do tema pela área do conhecimento, atualidade, abrangência e originalidade.

Informações adicionais e esclarecimentos a respeito do conteúdo deste chamamento poderão ser solicitados pelo e-mail contato@museudofolclore.org.

Coleção

A Coleção Cadernos de Folclore teve sua primeira publicação (Azeite de Mamona) em 1987 e em 25 anos de existência do Museu do Folclore chegou ao seu 27º volume (Do Cemitério ao Altar – Um estudo sobre a devoção e o processo canônico do Padre Rodolfo) no ano passado.

Todos os volumes estão à disposição para leitura e alguns para empréstimo e doação na Biblioteca do Museu Maria Amália Côrrea Giffoni. As obras também podem ser acessadas pela internet, para leitura em formato PDF e E-book.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354