Brinquedoteca contribui para escola aplicar tema pedagógico

Foto: Avelino Israel
Dona Angela Savastano, presidente do CECP (à direita), recepciona professoras durante visita

A brinquedoteca do Museu do Folclore de São José dos Campos serviu de subsídio para o Colégio Plural desenvolver o ‘brincar’ como tema pedagógico deste ano, entre seus quase 300 alunos de educação infantil e ensino fundamental. Um grupo de sete professores conheceu o espaço na última terça-feira (27).

“Em razão do tema que definimos para este ano, estamos buscando experiências de como a da brinquedoteca do Museu do Folclore. A visita foi bastante proveitosa e as sugestões apresentadas serão muito úteis para o nosso dia a dia”, explica a coordenadora pedagógica da instituição, Terezinha Teles de Souza ressaltou.

Foto: Avelino Israel
Terezinha Telles conversa com D. Angela Savastano

A presidente do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), Angela Savastano, enfatizou a importância deste tema para os alunos, pois o lúdico é fundamental. Ela também sugeriu que durante as brincadeiras as crianças sejam observadas. “O resultado desta observação pode gerar muitas outras ações pedagógicas”, destacou.

Inaugurada em 2013

A brinquedoteca foi inaugurada em maio de 2013, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Programa de Ação Cultural, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), do Senac de São José (por meio do movimento Rede Social) e da própria FCCR.  Desde então, funciona numa sala ao lado da biblioteca do museu.

Seu acervo é formado por quase 200 brinquedos populares criados por artistas e artesão de São José dos Campos, da região e também de outros estados; além de livros infantis, CDs e DVDs voltados à cultura popular.

Brinquedoteca do Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.