Benzimento será tema do 28º volume dos Cadernos de Folclore

Compartilhe:

O projeto Benzimento em Movimento: Materialidade, Bênçãos e Curas no Sul de Minas Gerais, de autoria da antropóloga e pesquisadora Mariana de Carvalho Ilheo (foto menor), foi selecionado pelo Museu do Folclore de São José dos Campos para ser o 28º volume da Coleção Cadernos de Folclore, a ser lançado ainda neste ano.

 

O projeto foi escolhido por um Conselho Editorial durante processo de chamamento público, elaborado e divulgado pelo Museu do Folclore, em abril deste ano, por meio do CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), responsável pela gestão do museu.

 

Confira aqui o resultado

 

Os outros dois projetos selecionados foram: A Cidade, o Futebol e o Trabalho: Memórias do Futebol de Fábrica, de autoria de Zuleika Stefânia Sabino Roque, e Versos, Veredas e Vadiação: Uma viagem no mundo da capoeira Angola, de Carla Alves de Carvalho Yahn.

 

Perfil

Mariana de Carvalho é graduada em Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia, pela Universidade Estadual de Campinas, onde cursa a Licenciatura em Ciências Sociais.

 

Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, onde também é pesquisadora do Laboratório de Antropologia da Religião.

 

Atua em pesquisas relacionadas ao saber-benzer e aos diferentes modos e práticas de benzimento, com experiência voltada ao estudo etnográfico das religiões e dos rituais populares, sobretudo na região sul de Minas Gerais.

 

Projeto

 

A Coleção Cadernos de Folclore é um dos projetos realizados pelo museu, com 27 volumes publicados em 35 anos de existência. O primeiro livro foi lançado em 1987. Todas as obras estão disponíveis na biblioteca do museu Maria Amália Côrrea Giffoni e na internet.

 

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

 

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo