Artista popular se sente realizada com exposição aberta no Museu do Folclore

“Desde meus sete anos de idade eu tinha vontade de mostrar o meu trabalho”, afirmou a artista popular Eunice Coppi, durante abertura da exposição “Meu mundo é de papel’, ocorrida domingo (21) pela manhã no Museu do Folclore de São José dos Campos. A exposição é aberta ao público e poderá ser visitada até o final de julho, nos mesmos dias e horários de funcionamento do museu (veja abaixo).

A exposição reúne 163 figuras de papel e goma feitas por Eunice, retratando três diferentes cenas do cenário da cultura popular: um grupo de Congada (na Sala das Tecnologias), de Capoeira (na Sala Brasil) e de festas (no espaço do presépio). Além disso, o visitante também pode ver um vídeo onde a artista conta um pouco da sua história de vida.

Veja mais fotos aqui

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Eunice na abertura da exposição com amigos e representantes do museu

Eunice Coppi é mineira de Sabará e mora em São José dos Campos há mais de 40 anos. Aos 58 anos de idade, casada e mãe de quatro filhos que já lhe deram quatro netos, Eunice estava radiante com a exposição.

“Uma coisa é você imaginar como vai ser e outra é ver como ficou disse ela. “Acredito que as pessoas vão gostar, mas isso vai do olhar de cada um, do modo das pessoas verem as coisas”, destacou, mostrando sua simplicidade artística.

Um trabalho rico

Foto: Claudio Vieira/PMSJCNa opinião da paraense de Belém, Leoneide Souza Silva, visitando São José dos Campos e o Museu do Folclore pela primeira vez, ao lado do namorado e familiares, “a exposição está fantástica, o trabalho é tão rico quanto outros que conheço na minha terra e que também pude ver no exterior”.

Foto: Cláudio Vieira/PMSJC“Eu conheço o trabalho dela há muito tempo, pois somos amigas de longa data e sempre gostei do que ela faz”, atesta Maria das Graças Augustina, que também estava visitando a exposição com a família. “Eu não poderia falta à esta exposição e sabendo que vai ficar aberta por mais tempo vou convidar outros amigos”.

O Museu do Folclore de São José dos Campos está localizado na Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana, e funciona de terça a sexta e feriados, das 9h às 14h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Sua gestão é feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), que mantém convênio com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

Postado em: 1

1. Virginia Costa
    27 de maio de 2017

Estive lá hoje visitando a exposição e achei encantador, alegre e incrivelmente detalhado o trabalho da Eunice. Parabéns ao Museu pela iniciativa e parabéns à artista belo trabalho.