Arte das figureiras do Vale do Paraíba será vista por quase 3.800 alunos

Quase 3.800 alunos de educação infantil e ensino fundamental de 50 escolas públicas e privadas da região vão conhecer em detalhes a arte das figureiras do Vale do Paraíba. O Museu do Folclore de São José dos Campos preparou para o Mês do Folclore deste ano uma programação totalmente voltada para este tema. As atividades serão realizadas de manhã e à tarde de 18 de agosto a 11 de setembro.

A programação terá uma visita à exposição permanente do museu (‘Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional), onde os alunos poderão conhecer o trabalho das figureiras por meio de várias peças expostas nas salas São José dos Campos, Festas e Religiosidade.

Um resumo do vídeo ‘Chuva de Anjos’ vai mostrar aos participantes a história e os saberes de algumas figureiras da região, como as figuras são feitas e pintadas; e de onde é tirado a principal matéria-prima (o barro) utilizada na confecção das peças.

A íntegra do vídeo pode ser visto no site do Museu do Folclore, no endereço https://youtu.be/MY7tGc0aGgc ou na própria exposição.

As crianças também vão manter contato com figureiras e figureiros de São José dos Campos, Taubaté e Caçapava; e visitarão, ainda, uma exposição temporária em homenagem a Maria Benedita dos Santos, mais conhecida como Dona Lili, falecida em junho deste ano. Eles poderão ver fotos, pertences pessoais e diversas figuras feitas por ela.

“Nosso objetivo, ao escolher este tema, foi destacar uma manifestação marcante da região do Vale do Paraíba e que está presente em nossa exposição permanente; além de homenagear a Dona Lili, que muito contribuiu para a cultura popular da região”, enfatizou a folclorista Angela Savastano, presidente do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), entidade responsável pela gestão do Museu do Folclore.

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.