Alunos de São José e Jacareí conhecem Museu do Folclore pela primeira vez

O Museu do Folclore de São José dos Campos recebe nos dias 7 e 13 de março dois grupos de estudantes, de 8 a 11 anos, que visitarão pela primeira vez a exposição ‘Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional’. Eles são alunos da EMEF Profa. Célia Guedes, de Jacareí, e do Centro Educacional Objetivo Aquarius, de São José. Os dois grupos, com cerca de 80 alunos, são os primeiros a agendar visitas ao Museu do Folclore no mês de março.

“Os alunos sempre fazem visitas externas como esta e tenho certeza que vão gostar, pois são muito interessados”, explica Érica Gare, diretora da EMEF Profa. Célia Guedes. O grupo, de 33 alunos, é do 5º ano do ensino fundamental e depois da visita farão um trabalho sobre o que viram. “Eu já conheço o museu e gosto muito da forma como os alunos são recebidos e a programação é bem elaborada”, enfatiza a diretora da escola.

O Centro Educacional Objetivo Aquarius visitará o museu com um grupo de 46 alunos, do 6º ano do ensino fundamental, e mais dois professores. “Eu conheci o Museu do Folclore no ano passado e este ano vamos levar alunos e professores que ainda não o visitaram. Sempre realizamos visitas desta natureza dentro e fora do município, como forma de valorizar o meio ambiente, a história e a cultura”, explica o coordenador Gilberto Emiliano Leite.

Patrimônio da comunidade

“O Museu do Folclore é um espaço de representação da cultura popular do Vale do Paraíba, mostrando a cultura como um patrimônio da comunidade”, explica Ana Silvia Bloise, museóloga da instituição, que é ligada à Fundação Cultural Cassiano Ricardo e tem sua gestão compartilhada com o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização social sem fins lucrativos.

Para Ana Silvia, “visitar o Museu do Folclore é uma experiência muito rica, porque aqui as pessoas se identificam, se recordam, se reconhecem e, ao mesmo tempo, conhecem coisas novas, tanto por meio da exposição como pelas outras atividades oferecidas”.

A profissional enfatiza que museus são espaços gratuitos que oferecem oportunidades de lazer, convívio e uma forma de educação não formal. “Os museus são espaços únicos na sociedade e com características claras que não existem em outros locais”, destaca Ana Silvia.

Os agendamentos para visitas em grupo ao Museu do Folclore continuam sendo feitas pelos telefones 3924-7318 ou 3924-7354. As visitas podem ser feitas de terça a sexta e feriados, das 9h às 17h. Aos sábados e domingos o museu funciona das 14h às 17h, apenas para visitas espontâneas, que não necessitam de agendamento prévio.

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana