Alunos de pós-graduação em cultura popular da Univap têm aula prática no Museu do Folclore

O Museu do Folclore de São José dos Campos recebe neste sábado (6) um grupo de 15 alunos do curso de pós-graduação em Cultura Popular da Universidade do Vale do Paraíba (Univap). O grupo realizará uma aula prática do módulo ‘Cultura, um campo interdisciplinar’, que será conduzida pelo professor e antropólogo Hugo Ricardo Soares.

Tendo como inspiração a exposição permanente do Museu do Folclore (Patrimônio Imaterial: Folclore e a Identidade Regional), os alunos realizarão, pela manhã, uma pequena pesquisa etnográfica, que consiste em observar e levantar hipóteses para tentar descrever o que está ocorrendo na sociedade em relação a costumes, crenças e tradições. À tarde o grupo volta a se reunir no museu para sistematizar os dados levantados.

A pesquisa será realizada no entorno do museu, nas dependências do Parque da Cidade e também em outros pontos da cidade. “Nada melhor do que o ambiente do Museu do Folclore para servir de inspiração aos alunos”, destaca o professor Hugo Soares.

Uma segunda aula prática está programada para acontecer no sábado seguinte (13), também no Museu do Folclore, como parte do módulo ‘História e Memória’, da professora e coordenadora do curso, Zuleika Stefania Sabino Roque. “Durante todo o curso, previsto para terminar em setembro de 2018, teremos novas aulas práticas”, explica a coordenadora.

Para a cientista social e folclorista Angela Savastano, “a realização dessas aulas práticas contribuem para enriquecer ainda mais o papel do Museu do Folclore na sociedade e mostrar a sua importância em colaborar para a formação, informação e divulgação da cultura popular da região”.

O Museu do Folclore (Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana) foi criado há trinta anos pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e sua gestão é realizada pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Mais informações pelo telefone 3924-7318 ou pelo site www.museudofolclore.org