Acessibilidade do museu completa um ano em janeiro

O sistema de acessibilidade do Museu do Folclore de São José dos Campos, implantado na área da exposição de longa duração, completa um ano em operação neste mês. Neste período, algumas pessoas e instituições utilizaram o sistema e aprovaram a inovação.

O Gaia (Grupo de Apoio ao Indivíduo com Autismo) foi a primeira a usar o sistema, numa visita com um grupo de 29 assistidos e 34 acompanhantes. “Foi um dia de muito aprendizado e cultura”, enfatizou a educadora cultural da instituição à época, Ana Clara Soares.

A inovação permite que pessoas com deficiência (principalmente auditiva e visual) acessem informações de cada uma das salas da exposição, por meio de imagens (disponíveis em tablets) com legendas, áudio descrição e Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Carrinho

Também fazem parte deste serviço algumas peças de diferentes tamanhos e materiais (terços, vela, chocalho, figuras), que podem ser manuseadas pelas pessoas com deficiência, além de um catálogo com informações da exposição, escritas em Braile.

Todo este material fica acondicionado em um carrinho de madeira produzido exclusivamente para o sistema de acessibilidade, que pode circular entre as salas.

Proac

O sistema foi viabilizado por meio do Proac (Programa de Ação Cultural), ligado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. A elaboração e a instalação foram desenvolvidas pela empresa Arteinclusão Consultoria, de São Paulo, especializada em projetos de acessibilidade.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalado no Parque da Cidade desde 1997 e está aberto de terça a domingo, das 9h às 17h. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)