Apesar do dia nublado e chuvoso, o Museu do Folclore de São José dos Campos abriu seu presépio no último domingo (4), no Parque da Cidade, marcando o início do ciclo de Natal. A partir desta terça-feira (6) e até o final de janeiro, ele poderá ser visitado de terça a domingo, das 9h às 17h.
Responsável pela montagem do presépio, com ajuda dos filhos e netos, a mineira Maria Bernadete Caetano Souza, 74 anos, participou ativamente da abertura, que contou com quatro Folias de Reis: Cia de Reis Esplendor do Oriente, Cia dos Três Reis Estrela do Oriente, Folia de Reis Bom Jesus do Buquirinha e Folia de Reis São Vicente de Paula.
Ao final da manifestação, todos foram convidados a comemorar os 25 anos de criação do Museu do Folclore, com direito a parabéns, bolo, guaraná e apresentação do músico Giba Reys e amigos. A história do museu pode ser conferida no 26º volume da Coleção Cadernos de Folclore, publicado em 2020.
Gestão
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.
Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354