Ciclo de Natal

O Ciclo de Natal no Museu do Folclore ocorre entre os meses de dezembro e janeiro, com a montagem do presépio e a participação de grupos de Folias de Reis do município e de outras cidades da região.

O presépio é montado por alguém da comunidade que tenha tradição nesta prática. Este trabalho começa ainda em novembro, para que no começo de dezembro ele esteja terminado e possa ser aberto pela Folias de Reis.

O encerramento do ciclo e o fechamento do presépio acontecem no mesmo dia, no final de janeiro, quando também há comemoração do aniversário do Museu do Folclore, com a presença de um grupo maior de Folias de Reis.

2022

Neste ano, o presépio foi montado pela mineira Maria Bernadete Caetano Souza, 74 anos, com ajuda de filhos e netos. Bernadete herdou da sua avó a tradição de montar presépios. Aos 12 anos, passou a frequentar mais a casa dela e a criar suas primeiras memórias sobre essa manifestação.

Confira abaixo algumas fotos do presépio montado e da participação de Bernadete na abertura, ocorrida dia 4 de dezembro.

Voltar ao topo