Iphan e Museu do Folclore realizam oficina de capacitação cultural para representantes do Jongo

Foto: Arquivo FCCR
Mestre Laudeni coordena Grupo Mistura da Raça, de SJC

Como parte das ações de salvaguarda do Jongo na região sudeste do Brasil, a unidade do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Estado de São Paulo realiza neste final de semana (dias 15 e 16), no Museu do Folclore de São José dos Campos, uma oficina de capacitação em Projetos Culturais: Elaboração, Gestão e Financiamento. A atividade é voltada exclusivamente para integrantes desta manifestação cultural no estado paulista.

A oficina será ministrada pelo consultor e pesquisador em gestão cultural André Fonseca, graduado em Comunicação Social com habilitação em Marketing e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural Internacional. Está confirmada a participação de 18 representantes (boa parte de jovens) dos sete grupos de Jongo existentes no Estado de São Paulo – Guaratinguetá (2), São José dos Campos, Piquete, Campinas, Indaiatuba e Embu das Artes (1 de cada cidade).

Em São José dos Campos o Grupo Mistura da Raça, comandado pelo Mestre Laudeni de Souza, tem uma forte atuação na comunidade joseense e também do Vale do Paraíba. Participa de projetos e atividades que contribuem para a preservação e a transmissão do saber dessa manifestação da cultura popular brasileira. O jongo é uma expressão afro-brasileira caracterizada pela percussão de tambores e dança coletiva.

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.