O Museu do Folclore de São José dos Campos encerra o mês de julho com mais uma edição do Projeto Museu Vivo, reunindo seis representantes da cultura popular local, nas áreas da culinária, artesanato e música. A atividade é aberta ao público e acontece domingo (31), das 14h às 17h, na área externa do museu, no Parque da Cidade.
Maria Mendes de Jesus, mineira de Água Boa e moradora no Parque Novo Horizonte, mostrará o seu saber na culinária fazendo biscoito de polvilho. Ela conta que gosta muito de cozinhar e acha gratificante ver a reação das pessoas ao experimentarem suas receitas. “Aprendi todas elas com minha mãe e minha avó, que cozinhavam muito e em grande quantidade para as festas regionais”, enfatiza.
Natural de Cruzeiro (SP) e moradora no Campos de São José, Mary Ribeiro do Nascimento conta que aprendeu a fazer vários tipos de artesanato na época em que foi hippie e também quando cuidou de idosos. “Aprendi muitas coisas com os idosos só de ficar observando como faziam. Hoje reaproveito todo material reciclável e utilizo nos objetos que faço”, conta ela.
Os saberes na música serão mostrados pelo Trio Terra Bruta, formado pelo baiano Dalvo Cândido da Mata (Dalvito – canta e toca acordeom), morador no Campos de São José, pelo mineiro José Batista (Zé do Bico – canta e toca violão), morador no Bosque dos Eucaliptos, e pelo joseense José Carlos Lopes (contrabaixo). Os três têm a mesma característica de nunca terem frequentado curso de música para aprenderem a tocar seus instrumentos.
O Projeto Museu Vivo é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) desenvolvido por meio do Museu do Folclore de São José dos Campos, que tem a gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).
Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.