Museu recebe a 26ª Chegada das Bandeiras no fim do mês

Compartilhe:

Mais uma vez, o Museu do Folclore de São José dos Campos se prepara para receber as Folias de Reis da região, para a tradicional Chegada das Bandeiras. O encontro está na sua 26ª edição e acontecerá no próximo dia 28 (domingo), com a participação de 14 grupos.

 

José Paulo de Oliveira montou o presépio

A manifestação marcará o encerramento do ciclo de Natal e o fechamento do presépio do Museu do Folclore (aberto no dia 3 de dezembro), que neste ano foi montado pelo mineiro José Paulo de Oliveira, 84 anos, com a ajuda de familiares e amigos.

 

A atividade é aberta ao público e ocorrerá na área externa do museu, das 9h às 17h. Diferente dos anos anteriores, a missa será realizada as 15h, depois que todas as folias já tiverem visitado o presépio. O padre Robert José Ribeiro, da Paróquia São Sebastião, da Vila Industrial, fará a celebração.

 

A tradição das Folias de Reis em São José dos Campos vem de longa data e representa a espontaneidade da manifestação que celebra o nascimento de Jesus e a devoção aos Santos Reis. A Chegada das Bandeiras teve início com a instalação do Museu do Folclore no Parque da Cidade, em 1997. Em 2011, reuniu 18 grupos.

 

Folias participantes

 

São José dos Campos: Cia de Reis Esplendor do Oriente (Jd. Satélite), Folia de Reis Estrela de Belém (Jd. Telespark), Cia dos Três Reis Estrela do Oriente (Jd. Oriente), Folia de Reis do Mestre Zé Mira (Putim), Folia de Reis Bom Jesus do Buquirinha, Folia de Reis São José (Vila Rubi), Folia de Reis de Santana (Santana), Cia Irmandade Santos Reis e Folia de Reis São Vicente de Paulo (Vila São Geraldo).

 

Caçapava: Folia de Santos Reis Nossa Senhora da Boa Esperança (Parque Residencial Nova Caçapava) e Folia de Francisco (Chácara Germano).

 

Jacareí: Folia de Reis Filhos do Oriente. Paraibuna: Folia de Reis Alferes Bento. Taubaté: Folia de Reis Estrela da Mantiqueira (Esplanada Santa Terezinha).

 

Gestão

 

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

 

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo