Promover o debate e o desenvolvimento de práticas pedagógicas antirracistas nas mediações museológicas. Este é o principal objetivo da oficina “Entre Museus Antirracistas”, que acontece dia 10 de outubro (terça-feira), das 9h às 17h, no Museu do Folclore de São José dos Campos.
O encontro é voltado a profissionais que atuam em núcleos educativos de museus e pessoas interessadas pelo tema. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 9 de outubro, por este link: https://l1nk.dev/antirracistas
A oficina faz parte do Programa Conexões Museus do Sisem-SP e será realizada em parceria com o Museu das Favelas e Museu do Folclore (sede do 7º Pólo Regional da Sisem), sendo ministrada pela museóloga Carolina Rocha e pela educadora Mayara Carvalho.
Durante a atividade serão abordados temas relevantes para uma atuação mais consciente e comprometida com a promoção da igualdade racial nos museus. A troca de experiências entre os profissionais proporcionará uma oportunidade para a construção de conhecimentos e estratégias de ação efetivas.
Perfis
Carolina Rocha é historiadora, técnica e bacharel em Museologia. Além de museóloga do Museu das Favelas, é uma das articuladoras na Rede Museologia Kilombola. Mayara Soares é educadora no Museu das Favelas e dedica-se a pesquisar a construção da identidade nacional brasileira e questões raciais na arte.
Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354