Mais de 39 mil pessoas passaram pelo Museu do Folclore de São José dos Campos no ano passado, sendo quase 23 mil só nas visitas à exposição permanente ‘Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional’. Agosto e setembro foram os meses de maior concentração de visitantes, quando 5.436 alunos participaram das atividades do Mês do Folclore, que teve como tema a agricultura popular, com ênfase para a cultura da mandioca.
Além do atendimento ao público na exposição permanente, brinquedoteca e biblioteca, o museu desenvolveu outras atividades durante o ano, envolvendo diferentes segmentos da comunidade local e de outras cidades do Estado de São Paulo e Rio de Janeiro. Entre eles, ‘fazedores’ da cultura popular, educadores, entidades de assistência social e grupos de Folias de Reis.
Destas atividades, a exposição ‘Hoje tem Marmelada’ (de brinquedos ligados ao circo) foi realizada em conjunto com o Sesc São José e o Instituto Brinquedo Vivo (SP); e a exposição ‘Máscaras’ (máscaras e vestimentas utilizadas por palhaços de Folias de Reis do Rio de Janeiro), em parceria com o Museu de Folclore Edison Carneiro, Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e Prefeitura de Miracema (RJ).
“O trabalho do Museu do Folclore não consiste apenas no atendimento ao público que se interessa pelas áreas de visitação (exposição, brinquedoteca e biblioteca), mas envolve também projetos e programas desenvolvidos ao longo do ano, como Museu Vivo, Dialogando com o Folclore, Semana e Primavera de Museus, Ciclo de Natal, entre outros”, explica a gestora Francine Maia.
O Museu do Folclore funciona de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. As visitas em grupos devem ser agendadas com antecedência, pessoalmente ou pelo telefone 3924-7318. A gestão do museu é feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), mediante convênio com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).
Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.