Museu do Folclore prorroga inscrições para palestras do Projeto Dialogando com o Folclore

Compartilhe:

O Museu do Folclore de São José dos Campos prorrogou para os dias 5, 12 e 19 de maio os prazos de inscrição para as três palestras que serão realizadas pelo Projeto Dialogando com o Folclore, nos dias 6, 13 e 20 deste mês. Os encontros vão acontecer a partir das 19h30 no auditório da Biblioteca Pública Cassiano Ricardo têm como tema central o ‘Diálogo entre educadores: o folclore e a escola’.

Todos os participantes receberão certificado de participação ao final de cada palestra. O pesquisador e historiador Fábio Bueno, responsável pelo Setor Educativo do Museu do Folclore, será o mediador nas três palestras.

Inscrições

Palestra do dia 6: inscreva-se aqui até o dia 5

Palestra do dia 13: inscreva-se aqui até o dia 12

Palestra do dia 20: inscreva-se aqui até o dia 19

O Projeto Dialogando com o Folclore visa ampliar o conhecimento de professores, educadores e pesquisadores a respeito da cultura popular. A organização cabe ao Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), associação social sem fins lucrativos, responsável pela gestão do Museu do Folclore mediante convênio com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

Palestrantes

Divulgação
Cintia Moreira

A palestra do dia 6 tem como tema ‘Museus como mediadores no estudo do folclore’ e será feita por Lucia Yunes, coordenadora técnica do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) e mestre em Educação pela PUC Rio. Na mesma noite, Cintia Moreira, professora de Arte da Rede Pública Estadual, graduada em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas pela FASC (Pindamonhangaba), fará uma exposição de um trabalho de folclore realizado com alunos de escola pública.

 

 

Divulgação
Gerardo Guimarães

No dia 13 o palestrante é o professor universitário, escritor, pesquisador e folclorista Gerardo M. Guimarães, que falará sobre as ‘Vivências do folclore no ambiente escolar’. Ele também é conselheiro da Academia Brasil Europa de Ciência da Cultura e da Ciência; e autor de dois livros da Coleção Cadernos de Folclore, publicados pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), em 1990 (Jogos, Brinquedos e Brincadeiras) e 2004 (Pedra-de-raio – Uma superstição Universal).

 

 

Divulgação
Cascia Frade

O tema da palestra do dia 20 é ‘Aluno, um pesquisador do folclore’ e será explanado pela professora de Cultura Popular na Faculdade Angel Vianna (RJ) e coordenadora de exposições de arte na Universidade do Rio de Janeiro (UERJ), Cascia Frade. Ela é graduada em Música, pós-graduada em Folclore e Tradições Populares Brasileiras e doutora em Educação. Também é autora do 16º volume da Coleção Cadernos de Folclore, ‘Santo de Casa Faz Milagre: A Devoção a Santa Perna’, publicado em 2006.

 

 

Biblioteca Pública Cassiano Ricardo: Rua XV de Novembro, 99, Centro. Informações: 3924-7318

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo