Como aconteceu no ano passado, o Museu do Folclore de São José dos Campos marcará presença em mais uma edição da FLIM (Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha), a 10ª da história do evento. A festa será realizada nos dias 20, 21 e 22 de setembro e o museu ocupará um espaço no Pavilhão São José.
A participação ocorre por meio do CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, responsável pela gestão do museu. A instituição também será representada por outro de seus projetos, o Ecomuseu dos Campos de São José.
No espaço haverá livros da Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni, brinquedos da brinquedoteca e rodas de conversa com escritores locais. O público também poderá participar de cortejos musicais, oficina de fanzine, Feira de Troca de Mudas e Sementes e de uma edição especial do Museu Vivo.
Perfil
A Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha é o maior evento literomusical do Vale do Paraíba e considerado um dos principais festivais do interior paulista. Com uma programação diversa, gratuita e inclusiva, a FLIM convida a população a explorar a literatura como ferramenta de formação cidadã e compreensão da sociedade.
O Parque Vicentina Aranha, um dos principais patrimônios históricos do Estado de São Paulo, é o local que recebe a festa com sua extensa programação de oficinas, workshops, shows, mesas de debate com autores de renomados, atividades infantis, lançamento de autores regionais e mais.
Programação
Dia 20 (sexta)
– 9h às 17h: Espaço aberto com livros da Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni e brinquedos da brinquedoteca; recepção a estudantes e atividades educativas.
– 17h00: Cortejo musical, com cantigas populares caminhando pelo parque.
– 17h30: Ensaio aberto do Ecomuseu (roda de memória musical mediada por representantes do CECP).
Dia 21 (sábado)
– 9h às 21h: Espaço aberto com livros da Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni e brinquedos da brinquedoteca.
– 10h: Roda de conversa com autores locais, para falar de processos criativos e produções literárias.
– 14h às 16h: Oficina de fanzine (vivência de produção criativa utilizando recortes de imagens e palavras por meio de colagem, montando significados relacionados à temática proposta).
– 17h: Cortejo musical, com cantigas populares caminhando pelo parque.
Dia 22 (domingo)
– 9h às 12h: Espaço aberto com livros da Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni e brinquedos da brinquedoteca.
– 9h às 12h: Museu Vivo (edição especial do programa, que valoriza os saberes e fazeres de detentores e permite que eles transmitam ao público o seu conhecimento popular).
– 9h às 12h: Feira de Troca de Mudas e Sementes (espaço para compartilhar saberes sobre as plantas, trocar experiências de cultivo, mudas e sementes).
- Museu do Folclore de SJC
- Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
- (12) 3924-7318 e (12) 3924-7354