Museu do Folclore participa da 17ª Primavera de Museus em setembro

Como parte das atividades previstas para o mês de setembro, o Museu do Folclore de São José dos Campos participará da 17ª Primavera de Museus, que acontecerá no período de 18 a 24. A programação do museu prevê a realização de cursos, oficina e vivência.

O tema deste ano, “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”, ressalta a importância dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade.

A Primavera de Museus é uma iniciativa do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), que envolve museus e instituições culturais do Brasil, visando estimular a participação do público nas atividades e oferecer espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes.

Data: 18 (segunda). Horário: 10h às 17h.

Curso Sisem (7º Polo Regional): Curadoria – acervos, comunidade e territórios.

Local: Auditório Elmano Ferreira Veloso (Av. Olivo Gomes, 100 – Santana, Parque da Cidade).

Palestrante: Mariana Esteves Martins, pesquisadora nas áreas de museus, cultura material e colecionismo, com atuação em gestão e curadoria institucional.

Vagas: 30. Inscrições: neste link.

Data: 19 (terça). Horário: 14h às 17h.

Oficina: Roda de Artesanato.

Local: Área externa do Museu do Folclore (Av. Olivo Gomes, 100 – Santana, Parque da Cidade).

Vagas: Aberto ao público. Inscrições: É só chegar e participar.

Data: 22 (sexta). Horário: 14h30 às 16h30.

Vivência de técnicas de contação de história.

Local: Brinquedoteca do Museu do Folclore (Av. Olivo Gomes, 100 – Santana, Parque da Cidade).

Vagas: 15. Inscrições: bit.ly/ContaçãodeHistóriasMF

Data: 24 (domingo). Horário: 14h às 17h.

Museu Vivo especial: Vivência e compartilhamento de saberes e fazeres da cultura popular.

Local: Museu do Folclore (Av. Olivo Gomes, 100 – Santana, Parque da Cidade).

Vagas: Aberto ao público. Inscrições: Só chegar e participar.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona desde 1997 no Parque da Cidade. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

www.museudofolclore.org