O presépio do Museu do Folclore de São José dos Campos, aberto no último domingo (5), no Parque da Cidade, pode ser visitado de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. A manifestação contou com a presença de três Folias de Reis e deu início ao Ciclo de Natal, que se estenderá até o dia 30 de janeiro de 2022, data em que o presépio será fechado.
Nesta data também acontecerá mais uma edição da Chegada das Bandeiras, marcada pela presença de um número maior de Folias de Reis, boa parte encerrando o ‘giro’ pelos muitos presépios visitados durante este período e guardando suas bandeiras para o próximo ciclo. Da mesma forma que foi na abertura do presépio, a manifestação será presencial.
A montagem do presépio, neste ano, ficou por conta da joseense Aparecida Donizetti Santana de Souza, 46 anos, que contou com a ajuda do marido, dos filhos e até de amigos. Aparecida é sobrinha neta do violeiro José Soares da Silva, o conhecido Zé da Viola, que era mestre da Folia de Reis Estrela de Belém. Ele faleceu aos 88 anos, em fevereiro deste ano.
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.
Fotos: Adenir Brito/PMSJC
Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 / (12) 3924-7354