Fuxico, bolinho de chuva e música sertaneja são as atrações do Museu Vivo deste domingo (18), na segunda edição do ano. Realizado pelo Museu do Folclore de São José dos Campos, a vivência é aberta ao público e acontece das 14h às 17h na área externa.
Para o artesanato, o encontro contará com a presença da joseense Ana Aparecida Lobo de Oliveira, que compartilhará seus saberes na técnica do fuxico, que utiliza retalhos e sobras de tecido para fazer pequenas rosetas.
Ana conta que aprendeu a técnica quando ainda pequena. “Eu via minhas avós fazendo e fui aprendendo. Hoje faço bolsas, caminhos de mesa, acessórios e uma grande variedade de peças”, relata.
A culinária ficará por conta da também joseense Helena de Jesus Soares, que vai preparar uma receita de bolinho de chuva. “Eu aprendi a fazer com a minha mãe, durante minha infância na roça. Hoje, faço para minha família e amigos”, destaca Helena.
Para completar, a dupla Ramos e Varela (foto maior) animará o encontro com algumas composições de música sertaneja. Ramos é natural de Igaratá e aprendeu a tocar viola com os pais, que também eram violeiros. Seu nome artístico é Ramos Play Show.
Varela é natural de Natal (RN) e há 1 ano toca junto com o amigo. Veio para São José dos Campos aos cinco anos de idade e, por isso, já se considera mais caipira do que potiguar. Há 3 anos ele se dedica à música sertaneja.
Programa e Gestão
O Museu Vivo é um programa do Museu do Folclore que acontece o ano inteiro, realizado sempre aos domingos à tarde, com a presença de diferentes representantes da cultura popular do município e região.
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona desde 1997 no Parque da Cidade. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.
Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354