Samba de Roda, distribuição de doces para festejar São Cosme e Damião (27 de setembro) e muita diversão com brinquedos da brinquedoteca. Este é o cenário que o Museu do Folclore de São José dos Campos preparou para o último Museu Vivo de setembro, neste domingo (29), das 14h às 17h.
A vivência contará com a presença do Mestre Ulisses (Olício João da Silva), que volta à cidade pela segunda vez, após ter comandado uma ação formativa em agosto, como parte da programação do Mês do Folclore.
Ulisses é mestre de Capoeira e de Coco de Roda, além de fundador do grupo de capoeira Lua de São Jorge, em Olinda (PE), onde realiza trabalho social e cultural com crianças da comunidade da Cidade Tabajara, território onde entrega doces neste ciclo de comemorações das crianças.
A distribuição de doces é uma tradição nos festejos de São Cosme e Damião e a atividade no Museu do Folclore é uma forma de valorizar os saberes e identidades das pessoas que desenvolvem esta manifestação, por meio da fé, devoção e tradição.
Tradição
Cosme e Damião eram irmãos e médicos que praticavam a medicina de forma altruísta, recusando pagamento por seus serviços. O martírio deles em razão do cristianismo os tornou santos e desencadeou uma devoção que se espalhou ao longo dos séculos.
A festa de São Cosme e Damião, no Brasil, é marcada pela tradição de distribuição de doces e tem raízes profundas nas religiões afro-brasileiras, que celebra o orixá Ibeji (na Umbanda, significa o protetor das crianças), fazendo uma ligação aos santos irmãos.
Gestão
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona desde 1997 no Parque da Cidade. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.
Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354