Mais de 12.000 pessoas já passaram pelo Museu do Folclore de São José dos Campos nos primeiros cinco meses do ano. Só em maio, 3.245 visitaram a exposição de longa duração e participaram de projetos e programas, como o Museu Vivo, Diálogos sobre o Folclore, Terças com Museologia e Rodas de Artesanato.
As visitas à exposição (espontâneas e agendadas) continuam atraindo o maior número de pessoas, chegando a 2.219 no mês passado. Destas, 1.551 foram de São José, 511 de outros estados (15) e cidades (85) e 9 do exterior (Bélgica 2, França 2, Austrália 1, Bolívia 1, Colômbia 1 e Estados Unidos 1 México 1).
Destaque para as visitas de representantes da Fundação Cultural Benedito Siqueira e Silva, de Paraibuna (foto ao lado), que vieram conhecer, de perto, o funcionamento do museu; e de um grupo de 35 alunos do Colégio Embraer Manoel Juarez Wanderley (foto maior), que fica no distrito de Eugênio de Melo.
Outras atividades
Com relação às demais atividades de maio, o Museu Vivo foi a que reuniu o maior número de participantes, 725 em quatro edições. A última delas fez parte da programação do projeto Diálogos sobre o Folclore, reunindo oito fazedores numa roda de conversa sobre histórias e usos do fogão à lenha (foto abaixo).
O Museu do Folclore também participou, em maio, da 21ª Semana de Museus, com uma programação que incorporou atividades do Museu Vivo, Diálogos sobre Folclore e Rodas de Artesanato; além de uma participação no Workshop Desvendando o Desenvolvimento Sustentável nos Museus.
Horários
A exposição de longa duração do museu tem entrada gratuita e pode ser visitada, de forma espontânea, de terça a domingo, das 9h às 17h. As visitas em grupo devem ser agendadas previamente pelo site do museu (www.museudofolclore.org).
As outras atividades acontecem nos seguintes dias e horários: Museu Vivo, todos os domingos à tarde, das 14h às 17h; Terças com Museologia (de forma virtual), toda última terça-feira do mês, das 9h às 10h30; Rodas de Artesanato (foto ao lado), toda terça-feira, das 14h às 17h.
O museu também realiza o Ciclo de Natal (entre dezembro e janeiro), Diálogos com o Folclore e Semana dos Museus (em maio), Mês do Folclore (agosto e setembro) e Primavera de Museus (setembro). E, anualmente, sempre no segundo semestre, faz o lançamento de um novo volume do projeto Cadernos de Folclore.
Gestão
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e está instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.
Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 39247318 ou (12) 3924-7354