O Museu do Folclore de São José dos Campos receberá, de 28 de abril a 25 de maio, a exposição temporária e itinerante “Nos Braços do Violeiro”, idealizada pelo artista visual, músico e educador Yuri Garfunkel e o art advisor e produtor João Carlos Villela, curador da mostra.
A abertura da exposição está marcada para as 15h, seguida de bate-papo com Yuri Garfunkel, que comandará, na sequência, uma roda de viola com Lula Fidalgo, Mirian Violera, Fábio Miranda e David Godoi. A entrada é gratuita.
A exposição permitirá ao público um mergulho no universo criativo da HQ (história em quadrinhos) por meio da obra “A Viola Encarnada: Moda de Viola em Quadrinhos”, um romance gráfico inspirado em mais de 80 canções do repertório caipira, com roteiro e artes de Yuri Garfunkel.
Além do contato com as páginas originais da obra e seus esboços, o visitante terá acesso à viola física inspirada na viola vermelha de Tião Carreiro e encomendada ao luthier Luiz Armando, exclusivamente para este projeto. O público também poderá montar sua própria história em um painel com imãs das imagens da HQ.
Quadrinhos
De acordo com Yuri Garfunkel, a vontade inicial da obra “A Viola Encarnada: Moda de Viola em Quadrinhos” era traduzir o universo da música caipira para a linguagem dos quadrinhos e das artes visuais.
“Criar um ponto de vista para diálogos contemporâneos com a nossa cultura. A estreia da exposição concretizou esta vontade. Foi um grande encontro de pessoas interessadas em participar deste diálogo e um primeiro passo muito especial pra circulação programada para este ano”, afirma Garfunkel.
“Esta é uma exposição que mescla arte contemporânea, história em quadrinhos e música caipira. Por isso, nossa intenção é dialogar, trocar e aprender com os agentes locais em cada uma das 6 cidades por onde passaremos”, explica João Carlos Villela.
Acessibilidade
A exposição disponibilizará, ainda, áudios das mais de 80 músicas do repertório caipira, com recursos de acessibilidade (audiodescrição e textos em Braile). O bate-papo e a roda de viola terão tradução em Libras.
Contemplada pelo Programa de Ação Cultural Circulação (Proac), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a exposição “Nos Braços do Violeiro” seguirá depois para Botucatu, Pardinho, São Luis do Paraitinga e Campinas.
Já a obra “A Viola Encarnada: Moda de Viola em Quadrinhos” foi premiada pelo Proac 2019, com introdução escrita pelo violeiro, professor e pesquisador Ivan Vilela, e indicada em 2020 ao prêmio HQ MIX, na categoria Melhor Adaptação.
Diálogos
Esta exposição também integra o projeto do museu Diálogos sobre Folclore, que será desenvolvido ao longo do mês de maio com encontros presenciais nas tardes de domingo, durante as edições do programa Museu Vivo, e um encontro virtual. A programação está construída e será divulgada em breve.
“É um privilégio para o Museu do Folclore receber esta exposição temporária, que vem de encontro ao nosso propósito de valorizar e dar visibilidade aos saberes e fazeres da cultura popular. Temos certeza que a exposição agradará bastante ao público que prestigia as nossas atividades”, ressalta Camila Inês, gestora do museu.
Gestão
O Museu do Folclore de São José dos Campos é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo gerido pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Sua exposição permanente e demais dependências estão instaladas no Parque da Cidade desde 1997.
Legenda foto grande: Os idealizadores Yuri Garfunkel (à esquerda) e João Carlos Villela, curador. Crédito: Martin Zenorini.
Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana
(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354