Cerca de 12 mestres de Folias de Reis de São José dos Campos se reúnem, neste sábado (15), às 14h, no Museu do Folclore. No encontro serão discutidos detalhes sobre a participação dos grupos na abertura (início de dezembro) e fechamento do presépio (final de janeiro). As manifestações marcam o ciclo de Natal no Museu do Folclore.
A abertura do presépio deverá ocorrer no dia 4 de dezembro, data em que o museu também completará 25 anos de criação, com direito ao tradicional bolo com guaraná. Até a primeira quinzena de novembro o museu identificará uma pessoa da comunidade para montar o presépio, como ocorre todo ano.
No ano passado, presépio foi montado pela joseense Aparecida Donizetti Santana de Souza, sobrinha neta do violeiro José Soares da Silva, o Zé da Viola (já falecido). Aparecida contou com ajuda do marido, filhos e amigos para a montagem do presépio, uma tradição na sua família.
O giro das Folias de Reis por diferentes presépios, durante o ciclo de Natal, faz parte das manifestações religiosas e culturais destes grupos, formados por devotos de Santos Reis. Além de estudar e registrar estas ações, o museu oferece toda a estrutura para que elas continuem sendo realizadas.
Foto: Adenir Britto/PMSJC
Confira fotos da abertura de 2021
Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354