Violeiro e cantora animam o Museu Vivo no Dia dos Namorados

O violeiro Erli Gomes da Silva e sua esposa e parceira Geraldina dos Santos (foto maior), vão animar o Museu Vivo deste domingo (12), Dia dos Namorados, no Museu do Folclore de São José dos Campos. A dupla é mineira e já participou da programação outras vezes. A atividade é aberta ao público e acontece entre 14h e 17h.

Outra representante da cultura popular da região, que compartilhará seus saberes culinários, é a baiana Joana Cavalcante. Ela vai preparar uma tapioca, sua especialidade na cozinha. Também participará do encontro, pela primeira vez, Shirley de Oliveira, que demostrará os seus saberes no artesanato.

O Museu Vivo é uma das muitas atividades realizadas pelo Museu do Folclore durante o ano. Ele acontece sempre aos domingos à tarde, pelo menos duas vezes por mês, reunindo diferentes fazedores da cultura popular nas áreas do artesanato, culinária e música.

Perfis

Erli aprendeu a tocar violão vendo e ouvindo outras pessoas. “Eu fazia dupla com o Alvorada, mas ele morreu, aí minha mulher que sempre nos acompanhava, passou a ser minha parceira na música também”, diz ele. “Eu comecei a cantar de brincadeira, agora sou apaixonada pelo sertanejo”, conta Geraldina.

<<< Joana Cavalcante conta que aprendeu a cozinhar observando sua mãe e outras pessoas na cozinha. Quando pequena ajudou seu pai na roça, desde o plantio até a produção da farinha e da tapioca (polvilho).

“Desde criança gosto de fazer objetos de artesanato. Comecei a fazer pintura de tela quando parei de trabalhar, em 2005, mas eu gosto mesmo é de fazer boneca de pano e bichos de tecido”, explica Shirley de Oliveira. Ela também vai compartilhar o seu saber com o público.                                  >>>

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultura Cassiano Ricardo e está localizado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana

(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354