Venha conhecer a mais recente exposição virtual do Museu do Folclore

O Museu do Folclore de São José dos Campos abre, neste domingo (5), a exposição virtual ‘Com quantas histórias se monta um presépio?’, que recria por meio de fotos, textos e vídeos algumas histórias vivenciadas ao longo dos anos em torno desse símbolo natalino.

A exposição conta um pouco da história de como o Museu do Folclore começou a montar presépios, das pessoas (com depoimentos) e dos presépios que elas já montaram; além de alguns outros exemplos da região.

Conheça aqui a exposição

O primeiro presépio montado no Museu do Folclore foi em 1997, justamente no ano em que ele foi aberto no Parque da Cidade, em Santana, onde está até hoje. As peças utilizadas foram produzidas pela figureira Maria Benedita dos Santos, a Dona Lili.

Naquela oportunidade, o museu também abria sua primeira exposição permanente, ‘Minha Cultura Mostra Quem Sou’. A festa ainda contou com a participação da Folia de Reis de São Luís do Paraitinga.

Pesquisa de campo

A folclorista Angela Savastano conta que o início das pesquisas folclóricas no Museu do Folclore estavam relacionadas aos presépios e ao Ciclo Natalino. Ela é uma das principais responsáveis pela criação do Museu do Folclore.

No final da década de 1980, ainda sob as articulações da Comissão de Folclore, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Angela documentou histórias de pessoas que tinham o costume de montar presépios e aproximou-se das manifestações culturais que permeiam essa tradição.

“Falar sobre as manifestações que acontecem no Ciclo Natalino sempre é muito prazeroso para mim, porque vêm em minha memória as emoções que vivi durante os Natais da minha vida. Hoje realimento minhas emoções e entendo, um pouco mais, dos motivos e razões da permanência dessas manifestações”, enfatiza Angela.