Univap e CECP reúnem professores do curso de pós-graduação em cultura popular para um bate-papo

A Universidade do Vale do Paraíba (Univap), em parceria com o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), reúne no próximo sábado (11), para um bate-papo, os professores do curso de pós-graduação em Cultura Popular Brasileira. O encontro será realizado no auditório da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), das 9h às 12h. Será fornecido certificado digital aos participantes.

Os interessados em participar devem fazer inscrição por aqui.

Estarão presentes os professores Zuleika Stefania Sabino Roque, Paulo Roxo Barja, Rachel Rua Baptista, Eugênia Maria Nóbrega, Robson Alves dos Santos, Juliano Hiroshi Ykeda Nishimura, Hugo Ricardo Soares e Jayne Hunger Collevatti. Confira o perfil deles aqui.

O objetivo do encontro, segundo explica a coordenadora do curso, professora doutora Zuleika Stefania Sabino Roque, “é dar mais detalhes aos interessados sobre o conteúdo e, ao mesmo tempo, responder às dúvidas que possam surgir; além de possibilitar uma integração com os professores”.

O curso tem duração de 18 meses, devendo ser realizado de março de 2017 a setembro de 2018, com aulas aos sábados, das 9h às 17h (total de 432 horas/aula), no campus Urbanova da Univap (Av. Shishima Hifumi, 2911, Urbanova). A aula inaugural deve ocorrer no dia 18 de março.

Suporte pedagógico

O curso é dirigido a pessoas formadas (licenciatura ou bacharelado) em Ciências Sociais, Comunicação, Pedagogia, Educação, História, Letras e outras áreas afins. Segundo Zuleika, “o curso dá suporte para que os professores de qualquer área utilizem a cultura popular como mola propulsora da atividades pedagógicas, em especial o patrimônio imaterial e a diversidade cultural”.

Do ponto de vista profissional, Zuleika explica que “para profissionais que já atuam na área de gestão cultural, o curso auxilia no aprofundamento de questões teóricas e contribui para um melhor entendimento sobre as políticas culturais”.

“Tive a felicidade de ser aluna da primeira turma e mergulhar num universo que eu desconhecia na sua sutileza, beleza, linguagem e mensagens subliminares. Depois do curso me apropriei daquilo que faz parte da minha essência, do simples, do religioso, da historia contida em cada passo, em cada ritmo, em cada estandarte, em cada membro que se entrega no que é de mais sincero, sua verdade”, ressalta a escritora Christina Hernandes, que tem vários livros publicados para o público infanto-juvenil.

Para a produtora cultural Mirian Cristina de Souza Cunha (Mirian Cris), também aluna da primeira turma, “a forma como os temas foram abordados e a interação entre alunos e professores merecem ser destacadas”. Ela acrescenta que durante o curso “muitos paradigmas foram quebrados, possibilitando que os alunos pudessem ter uma visão mais ampla sobre a cultura popular”.

Leia mais sobre o curso aqui.

Auditório da FCCR: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.