Três escolas municipais abrem o Mês do Folclore

Começa nesta terça-feira (18) no Museu do Folclore de São José dos Campos mais uma edição do Mês do Folclore, que este ano tem como tema ‘As figureiras do Vale do Paraíba’. As atividades serão realizadas pela manhã e à tarde até o dia 11 de setembro, devendo envolver quase 3.800 alunos de 50 escolas particulares e privadas da região. No primeiro dia estão agendadas três escolas municipais de ensino fundamental: Irene Alves Lopes, Paula Guimarães Nunes Irma e Ilga Pluspatais, todas de São José dos Campos.

A programação inclui visita à exposição permanente do museu (‘Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional), onde os alunos poderão conhecer o trabalho das figureiras por meio de várias peças expostas nas salas São José dos Campos, Festas e Religiosidade. Os alunos também visitarão uma exposição temporária montada em homenagem à figureira Maria Benedita dos Santos, a Dona Lili, falecida em junho deste ano.

A exposição é composta por pertences particulares da figureira e algumas peças feitas por ela, retratando um casamento e um velório. Os acontecimentos mais marcantes da sua vida, como nascimento, casamento e nascimento dos filhos, podem ser conferidos numa ‘linha do tempo’ com textos e fotos dispostos em placas de acrílico. As figuras fazem parte da reserva técnica do museu e os pertences foram emprestadas pela família.

Os alunos assistirão, ainda, um resumo do vídeo ‘Chuvas de Anjos’, que mostra a história, os saberes e o trabalho de algumas figureiras da região, e de onde é tirado a principal matéria-prima (o barro) utilizada na confecção das peças (a íntegra do vídeo pode ser visto no endereço https://youtu.be/MY7tGc0aGgc ou na própria exposição permanente).

Além disso, os visitantes também verão, na prática, como as figuras são feitas e pintadas. Figureiras e figureiros de São José, Taubaté e Caçapava foram convidados para participar das atividades. “A intenção é que os alunos possam conhecer, em detalhes, este importante saber da cultura popular da nossa região”, enfatiza a gestora do Museu do Folclore, Francine Maia.

Foto: Ciete Silvério/FCCR
Dona Lili fotografada em sua casa, ao lado de um dos seus trabalhos

Virtual

O Museu do Folclore também quer aproveitar a internet para difundir ainda mais a cultura popular nas escolas. Os alunos poderão tirar fotos e gravar vídeos para postar na página do Museu do Folclore no Facebook; e os professores serão convidados a desenvolver ações pedagógicas sobre cultura popular com seus alunos e divulgar o relato das experiências no site do Museu do Folclore.

Tema será estendido

O tema deste ano será estendido para os próximos meses, para que mais escolas possam ter oportunidade de conhecer e vivenciar o trabalho das figureiras do Vale do Paraíba. A exposição temporária que será montada em homenagem à Dona ‘Lili Figureira’ e o vídeo mostrando o trabalho das figureiras continuarão a fazer parte do roteiro de visitas no segundo semestre.

A realização do Mês do Folclore 2015 é da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Prefeitura Municipal, com organização do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), associação social sem fins lucrativos, responsável pela gestão do Museu do Folclore de São José dos Campos.

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.