Tema do Mês do Folclore é elogiado por professoras das escolas participantes

Visita 3O tema escolhido pelo Museu do Folclore de São José dos Campos (‘A arte das figureiras do Vale do Paraíba’) para a programação do Mês do Folclore deste ano está sendo elogiado pelos professores das escolas participantes. As atividades começaram na última terça-feira (18) e se estenderão até o dia 11 de setembro, envolvendo 50 escolas públicas e privadas da região e quase 3.800 alunos.

Para a professora de educação infantil da EMEI José Antero Cursino, localizada na região sul de São José, Luciana Vanin Toschi Martinez, “a escolha do tema e das atividades foram bem adequadas e o roteiro da visita bem elaborado”. A escola participou da programação com 16 alunos de 3 a 4 anos de idade. “Mesmo sendo pequenas, as crianças prestaram atenção, pois os monitores estavam bem preparados”, enfatizou Luciana.

A presença de figureiras durante a programação também chamou a atenção dos alunos da EMEF Irene Alves Lopes, de Paraibuna, e foi lembrada pelas educadoras que acompanharam os alunos à visita. “Nós já estamos trabalhando com este mesmo tema em sala de aula e os alunos querem mexer na argila, da mesma forma como fizeram com as figureiras”, ressaltou a professora de Arte, Dominique dos Santos da Silva.

Na segunda e terça (18 e 19) participaram das atividades, respectivamente, o figureiro Luiz Paulo Ragazini (SJC) e as filhas de Dona Lili (falecida em junho passado), Fátima e Francisca (SJC). Hoje (20) quem está presente é a figureira Maria Benedita Vieira, conhecida como Mudinha. Até o final da programação também participarão as figureiras Cândida, Tina e Maria José (São José), Neuza (Caçapava), Ismênia, Luciana e o figureiro Vagner (Taubaté).

Agendamento

As escolas que não conseguiram se inscrever para o período de programação do Mês do Folclore, já podem agendar suas visitas para depois de 11 de setembro. A intenção do Museu do Folclore é manter as mesmas atividades, com visitas à exposição permanente e à exposição temporária em homenagem à Dona Lili, além da exibição de um resumo do vídeo ‘Chuva de Anjos’, produzido por Susan Clemesha. O agendamento deve ser feito pelo telefone 3924-7354.

O Mês do Folclore é uma realização da Prefeitura Municipal e Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), sob coordenação do Centro de Estudos da Cultura Popular, associação social sem fins lucrativos responsável pela gestão do Museu do Folclore.

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.