Representantes da cultura popular regional mostram seus saberes no Museu Vivo

Compartilhe:

As atividades do Projeto Museu Vivo deste domingo (17) contarão com quatro novos representantes da cultura popular da região. Um deles é o artesão João Batista Alves Ferreira, que mostrará seu saber no artesanato em bambu. Na culinária, a convidada Luzia da Conceição demonstrará como aprendeu a fazer curau. E para completar, os violeiros Venito e Toni Franc animarão o ambiente com seus conhecimentos musicais. O Museu Vivo é aberto ao público e acontece das 14h às 17h na área externa do museu.

João Batista é artesão e mora em São José dos Campos

O artesão João Batista Alves Ferreira (47 anos) mora na Vila Ester e nasceu em Presidente Prudente (SP). É casado e tem dois filhos. O artesanato em bambu é tradição na família. O pai aprendeu com a avó e ensinou todos os filhos. “Não foi fácil aprender, pois meu pai era muito rígido, perfeccionista e tinha pouca paciência para ensinar, mas sempre dizia que um dia isso ainda ‘mataria sua fome’”, conta João Batista. Hoje ele também tenta repassar aos filhos o seu saber.

Luzia da Conceição vai fazer um curau

A culinarista Luzia da Conceição (31 anos) mora em Jacareí, nasceu em Contagem (MG) e foi registrada em Fernandes Tourinho (MG). É casada e tem uma filha. Por gostar muito de cozinhar, aprendeu sozinha a fazer vários doces, como mousse, arroz doce, canjica com amendoim e curau. Tanto que não tem receita pronta para nenhum deles. “Faço tudo ‘de olho’”, diz ela.

Os aposentados Tarcisio Paulo (75 anos) e Antonio Francisco Silva (67 anos) moram em Jacareí e formam a dupla de violeiros Venito e Toni Franc. Tarcisio é mineiro de Três Pontas, casado e tem duas filhas. Aos sete anos já gostava de música e ganhou um cavaquinho do pai. Aos 12 tocava pandeiro na rádio e depois passou a cantar. Já formou dupla com outro violeiro e há dois anos canta e toca com Toni. Antonio Francisco conta que aprendeu a tocar violão aos dez anos de idade, quando morava na roça, e sem ninguém ensinar.

O Projeto Museu Vivo é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Museu do Folclore de São José dos Campos, com gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP). Este ano já foram realizados cinco edições do projeto e outras 13 estão programadas até novembro, reunindo mais 39 representantes da cultura popular regional.

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo