Representantes da cultura popular regional mostram seus saberes no Museu Vivo

As atividades do Projeto Museu Vivo deste domingo (17) contarão com quatro novos representantes da cultura popular da região. Um deles é o artesão João Batista Alves Ferreira, que mostrará seu saber no artesanato em bambu. Na culinária, a convidada Luzia da Conceição demonstrará como aprendeu a fazer curau. E para completar, os violeiros Venito e Toni Franc animarão o ambiente com seus conhecimentos musicais. O Museu Vivo é aberto ao público e acontece das 14h às 17h na área externa do museu.

João Batista é artesão e mora em São José dos Campos

O artesão João Batista Alves Ferreira (47 anos) mora na Vila Ester e nasceu em Presidente Prudente (SP). É casado e tem dois filhos. O artesanato em bambu é tradição na família. O pai aprendeu com a avó e ensinou todos os filhos. “Não foi fácil aprender, pois meu pai era muito rígido, perfeccionista e tinha pouca paciência para ensinar, mas sempre dizia que um dia isso ainda ‘mataria sua fome’”, conta João Batista. Hoje ele também tenta repassar aos filhos o seu saber.

Luzia da Conceição vai fazer um curau

A culinarista Luzia da Conceição (31 anos) mora em Jacareí, nasceu em Contagem (MG) e foi registrada em Fernandes Tourinho (MG). É casada e tem uma filha. Por gostar muito de cozinhar, aprendeu sozinha a fazer vários doces, como mousse, arroz doce, canjica com amendoim e curau. Tanto que não tem receita pronta para nenhum deles. “Faço tudo ‘de olho’”, diz ela.

Os aposentados Tarcisio Paulo (75 anos) e Antonio Francisco Silva (67 anos) moram em Jacareí e formam a dupla de violeiros Venito e Toni Franc. Tarcisio é mineiro de Três Pontas, casado e tem duas filhas. Aos sete anos já gostava de música e ganhou um cavaquinho do pai. Aos 12 tocava pandeiro na rádio e depois passou a cantar. Já formou dupla com outro violeiro e há dois anos canta e toca com Toni. Antonio Francisco conta que aprendeu a tocar violão aos dez anos de idade, quando morava na roça, e sem ninguém ensinar.

O Projeto Museu Vivo é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Museu do Folclore de São José dos Campos, com gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP). Este ano já foram realizados cinco edições do projeto e outras 13 estão programadas até novembro, reunindo mais 39 representantes da cultura popular regional.

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.