Programação do ‘Museu Vivo’ deste domingo mostra saberes da cultura indígena

A edição deste domingo (29) do Projeto Museu Vivo, realizado mensalmente pelo Museu do Folclore de São José dos Campos, terá atividades envolvendo a cultura indígena. Durante toda a tarde, das 14h às 17h, será possível conhecer os saberes dessa cultura no artesanato, na música e na dança. A programação é aberta ao público e acontece no lado externo do museu, localizado no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, em Santana.

Avani vai mostrar seu saber no artesanato

A índia Avani Florentino Fulni-ô, do povo Fulni-ô, do estado de Pernambuco, mostrará seu saber na produção de colar, com a utilização de sementes de açaí. Ela também contará suas histórias de vida e do seu povo. A tribo dos Fulni-ô está localizada na cidade de Águas Belas, em Pernambuco, onde Avani nasceu e mora atualmente. Avani é uma liderança do Projeto Índios da Cidade.

O canto e a dança indígena serão mostrados pelo índio Wiryçar K. Xocó (na foto grande, o segundo da direita para a esquerda) e mais três integrantes do povo Kariri Xokó, do estado de Alagoas, onde nasceu, e bem longe da zona norte de São Paulo, onde mora hoje. Há dez anos Wiryçar participa de atividades que ajudam a divulgar a cultura indígena, em feiras, escolas, centros culturais e outros espaços.

Feira Indígena

Feira indígena realizada em Jacareí

A participação dos índios no ‘Museu Vivo’ também faz parte da programação da 1ª Feira de Cultura Indígena do Vale do Paraíba, que será encerrada neste domingo no Pavilhão Gaivotas, também localizado no Parque da Cidade, após passar pelas cidades de Jacareí e Santa Branca. A feira acontece sexta (das 10h às 16h), sábado e domingo (das 9h às 19h), com entrada gratuita.

A programação prevê a presença de diferentes povos indígenas, com a realização de dança, canto, contação de histórias, roda de conversa e venda de produtos artesanais indígenas. O evento é promovido pela organização não governamental Opção Brasil, com apoio da Prefeitura de São José, Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Museu do Folclore.

A ONG Opção Brasil realiza um trabalho que dialoga com a cultura indígena (Programa Índios na Cidade) nas regiões do ABC Paulista e de Campinas. Feiras como esta do Vale do Paraíba já ocorrem em São Caetano do Sul desde 2014 e em Campinas desde 2016.

Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana