Programação do Mês do Folclore começa com participação de 216 alunos

Começou nesta terça-feira (23) e se estenderá até o dia 2 de setembro a programação preparada pelo Museu do Folclore de São José dos Campos para comemorar o Mês do Folclore. Estão sendo esperados, para os oito dias de atividades, 1.702 alunos de educação infantil e ensino fundamental, de 23 escolas públicas e privadas que agendaram participação. O tema deste ano é ‘Bambuzada no Reino do Bambu’.

Neste primeiro dia de programação, 216 alunos de quatro escolas participaram das atividades. Em quatro pontos diferentes do Parque da Cidade (incluindo três salas da exposição permanente do museu), eles puderam conhecer e vivenciar a utilização do bambu em vários artefatos presentes no dia-a-dia de muita gente. Também tiveram contato com uma imponente moita de bambu açu e ouviram contação de histórias.

A professora Erica de Carvalho Grilo, da EMEF Vera Lúcia Barreto (Santana), gostou da programação e diz que teve retorno positivo dos seus alunos. “Apesar já conhecer o Museu do Folclore, esta é a primeira vez que levo minha turma para participar das atividades do Mês do Folclore e achei o tema bastante enriquecedor culturalmente. É uma oportunidade única deles conhecerem um pouco mais sobre a nossa cultura popular”, ressaltou.

A programação é desenvolvida de terça a sexta em quatro horários: às 9h, 10h30, 14h e 15h30. O atendimento aos alunos é feito por uma equipe de mediadores treinada pelo Museu do Folclore. A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) é responsável pela realização das atividades por meio do Museu do Folclore, que tem a gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.