Presépio do Museu do Folclore será montado por joseense e abertura ocorre no dia 4

João Bosco vai montar o presépio deste ano

O joseense João Bosco Rangel da Silva, de 54 anos, será o responsável pela montagem do presépio do Museu do Folclore de São José dos Campos, no Parque da Cidade. Ele pretende começar a montar o presépio já no próximo final de semana e quer aproveitar inclusive o feriado do dia 15 (terça-feira) para dar uma boa adiantada no serviço.

O presépio será aberto no dia 4 de dezembro, às 14h30, com a presença de grupos de Folias de Reis. A data também marcará o início do Ciclo de Natal no Museu do Folclore, período que se estenderá até o dia 31 de janeiro de 2017. Neste intervalo o presépio ficará aberto para visitação da comunidade.

O mais natural possível, é essa característica que João Bosco quer dar ao presépio que vai montar. Para isso ele pretende utilizar recursos naturais que estejam disponíveis no Parque da Cidade, além de peças do acervo do Museu do Folclore. João Bosco vai contar com a ajuda da esposa e uma das filhas para a montagem.

Tradição familiar

João Bosco faz parte de uma família de dez irmãos (seis homens e quatro mulheres), onde montar presépio sempre foi uma tradição. “Eu e meus irmãos crescemos vendo e ajudando minha mãe, Jandira de Moura Silva, a montar o presépio e foi assim que eu aprendi a gostar disso. Hoje, minha esposa e meus três filhos também me ajudam a montar lá em casa”, diz ele.

Religioso, João Bosco conta que também já montou presépios nas igrejas de São Judas Tadeu (Jardim Paulista) e São Benedito (Vila Industrial). Além da tradição cultural, a montagem do presépio tem um significado religioso para João Bosco. “Nossa família é muito religiosa e o presépio faz parte de nossas vidas”, ressalta. João Bosco é técnico em artes gráficas e trabalha na Prefeitura.

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Mais informações: 3924-7318.