Museu Vivo terá muita diversão, rosquinha e brinquedos de madeira

O Museu Vivo deste domingo (16), no Museu do Folclore de São José dos Campos, também estará voltado para as crianças, como já aconteceu na primeira edição do mês. As atividades específicas ficarão por conta da dupla Vira Cambota, formada pelos artistas Fábio Camargo e Regiane da Silveira.

Além deles, estarão presentes a culinarista Solange Cristina Moreira, que fará rosquinha mineira, e o artesão Elias Donizete Belarmino, que produz brinquedos de madeira. Todos compartilharão seus saberes e fazeres, oferecendo às pessoas uma verdadeira vivência da cultura popular.

As atividades acontecem na área externa do museu, no horário das 14h às 17h, e a ordem é interagir com os fazedores. O programa visa, ao mesmo tempo, valorizar os saberes de cada fazedor e dar visibilidade aos seus fazeres.

Diversão

Brincantes desde 2013 e atuando em oficinas, monitorias e apresentações, Fábio e Regiane (foto maior) se inspiraram na cultura popular para montar, em 2019, o novo projeto da dupla. A vivência faz um passeio pelo imaginário folclórico, que procura interagir com crianças e adultos.

As canções fazem referência aos ritmos e sonoridades existentes na cultura popular, com letras que falam de seres míticos e lendários. De forma lúdica, a dupla brinca com a inteligência das crianças.

Fábio Camargo, 46 anos, é músico, compositor, cantor, ator e brincante. Atua na área desde 2002 e já integrou vários grupos e projetos. Regiane da Silveira, 33 anos, é cantora, musicista, escritora e brincante. É formada em terapia ocupacional, área em que também atua profissionalmente.

Culinária

Solange Cristina, conhecida como Sol, vai fazer rosquinha mineira, receita que aprendeu com uma amiga. Nascida no Paraná, ela veio para São Paulo com 11 anos. Hoje, aos 56 anos, trabalha como merendeira. Há 30 anos, mora em São José dos Campos, no Altos de Santana, onde teve seus três filhos.

Artesanato

O mineiro Elias Donizete, 55 anos, veio para São José em 2010. Conta que acabou se tornando artesão por necessidade, desde que ficou desempregado. Sua esposa, que já tinha um certo dom artístico, foi sua maior incentivadora a aprender o ofício de carpintaria e produzir peças de uso e decoração, com madeira e alumínio.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e está instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que tem sede no município.

Av. Olivo Gomes 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354