‘Museu Vivo’ tem como atrações flores artesanais, tapioca e música de viola

Flores artesanais, tapioca e música de viola. Estes são os saberes da cultura popular, nas áreas do artesanato, culinária e música, que estarão em destaque, neste domingo (20), em mais uma edição do Projeto Museu Vivo, do Museu do Folclore de São José dos Campos. A atividade é aberta ao público e acontece, entre 14h e 17h, na área externa do Museu do Folclore.

Na área do artesanato, o ‘sabedor’ convidado é Willian Silva (foto maior), profissional de vendas, mas que nas horas vagas faz flores artificiais, de maneira totalmente artesanal. Ele conta que quando era pequeno ajudava sua família a fazer enfeites para festas religiosas e de tanto ver sua mãe e sua avó trabalhando, acabou aprendendo. Hoje ele faz flores utilizando vários tipos de materiais.

Joana Cavalcante vai mostrar seu saber fazendo tapioca

Para a culinária, a convidada é Joana Cavalcante, baiana de nascimento. Mais uma vez, ela vai mostrar seu saber ao fazer tapioca, iguaria que aprendeu a fazer quando ainda era criança. “Onde minha família morava eu ajudava meu pai no cultiva da mandioca e acompanhava todo o processo, desde a plantação até ela virar farinha, foi assim que aprendi a fazer tapioca”, explica.

Os aposentados Tarcísio Paulo e Antônio Francisco Silva formam a dupla de violeiros Venito e Toni Franc. E são eles que estarão animando a atividade deste domingo e mostrando os seus saberes na música. Os dois são autodidatas e têm histórias parecidas, pois aprenderam a lidar com os instrumentos ainda pequenos. O gosto pela música era natural e o aprendizado foi apenas uma questão de tempo.

Os violeiros Venito e Toni Franc serão atração na música

O Museu do Folclore de São José dos Campos é uma unidade da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, voltada à cultura popular, e sua gestão é feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização do sociedade civil sem fins lucrativos e considerada de utilidade pública municipal.

Av. Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana