Museu Vivo permite que público conheça e vivencie a cultura popular

As programações do Museu Vivo, realizadas pelo Museu do Folclore de São José dos Campos, aos domingos à tarde, são uma boa oportunidade para que o público conheça diferentes expressões da cultura popular brasileira e vivencie todas suas particularidades. A atividade é gratuita e ocorre na área externa do museu, das 14h às 17h.

Neste domingo (16), a atração reunirá dois violeiros nascidos em Macaúbas (BA), uma artesã de Sapucaí Mirim (MG) e uma joseense. Todos compartilharão com o público seus saberes e fazeres nas áreas de artesanato, culinária e música.

Primeiro violão

Os baianos e irmãos Olavo José de Almeida, 76 anos, e Daniel José de Almeida, 69 anos, formam a dupla Danilo e Daniel (foto maior). Segundo eles, o gosto pela música é do tempo em que escutavam o pai tocar viola e ouviam as modas da época, num rádio de pilha, pensando que um dia poderiam tocar e cantar juntos.

Para comprar o primeiro e único violão que tiveram por algum tempo, juntaram dinheiro e começaram a praticar com a ajuda de um manual que trazia algumas posições musicais. Enquanto um tocava o outro cantava.

Arroz doce

Ana Rosa dos Santos, 76 anos, nascida na roça, lembra que sempre acompanhou a mãe na cozinha e, aos poucos, foi aprendendo a cozinhar. Confessa que gosta muito de fazer doces, como o de casca de laranja e o de mamão; além de bolo de milho e paçoca. Domingo ela fará arroz doce.

“Tudo que aprendi foi utilizando a minha criatividade e as coisas que já tinham na roça. O forno de antigamente, por exemplo, era a brasa em cima da tampa da forma, para conseguir assar os alimentos. No fundo da caçarola, colocava folha de caetê, para untar a forma”, afirma Ana Rosa.

Trabalho em couro

A joseense e artesã Virginia Helena Sacilotti Pinheiro, 42 anos, faz peças em couro e tem uma história interessante. Ela é casada com o filho de uma bordadeira e acabou se interessando pelo artesanato naturalmente. Desde então, se dedica a diversas técnicas e práticas, como a de fazer bolsas e carteiras em couro.

Gestão

O Museu do Folclore é uma unidade da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalada no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)