Museu Vivo destaca e valoriza a cultura popular mais uma vez

Compartilhe:

Os saberes e fazeres da cultura popular estarão em destaque, mais uma vez, no Museu Vivo deste domingo (10), no Museu do Folclore de São José dos Campos. Em uma nova edição do programa, o público poderá vivenciar o conhecimento de representantes nas áreas do artesanato, da culinária e da música.

 

O programa Museu Vivo é realizado durante todo o ano, com a finalidade de valorizar a cultura popular local e regional, dando visibilidade aos detentores de diferentes sabedorias. As vivências são abertas ao público e acontecem, aos domingos à tarde, das 14h às 17h, na área externa do museu.

 

Música

 

O caçapavense João dos Santos (ou João Piedade), 71 anos, começou sua história na música aos 8 anos, quando morava com a família no bairro Piedade, em Caçapava. Lá, aprendeu a cantar, tocar e fazer instrumentos. Primeiro, se dedicou ao chorinho e há 4 anos passou a se dedicar à música sertaneja.

 

João Piedade é de uma família de músicos. Sua mãe cantou em uma rádio e seu tio produzia violinos. O mesmo com quem aprendeu a arte de fazer instrumentos musicais e a tocar chorinho. Neste domingo, João será acompanhado pelo amigo Nilton, que também toca música sertaneja.

 

Artesanato

 

Sérgio Sena toca flauta feita por ele

“Despertei a atenção pelas flautas e tambores na época que morei em São Paulo, quando tinha 18 anos, e não me lembro da vida sem a companhia deles depois de então. E quando estudei no Senai, também descobri que podia fazer alguns instrumentos usando material reciclável”, afirma Sérgio Sena, 57 anos, natural de Santo André (SP).

 

Sena já participou de outras edições do Museu Vivo e, neste domingo, compartilhará seus saberes mais uma vez. Dedicado em tudo que faz, ele sempre tem muito prazer em poder dividir com outras pessoas o que aprendeu ao longo da vida.

 

 

 

Culinária

 

Eliana Sena vai fazer bolinho de frutas

Nascida e criada em São José dos Campos, Eliana Sena da Silva, 61 anos, traz na memória uma receita de bolinho de frutas da época da sua adolescência, quando ajudava sua mãe na cozinha.

 

“Toda vez que faço este bolinho, lembro da minha mãe, da sua dedicação e simplicidade. Eu gostava muito das coisas que ela cozinhava, como as bolachinhas de Natal, quando ela dizia que precisava de ajuda e eu sempre estava com ela”, destaca Eliana.

 

Gestão

 

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

 

 

Foto maior: João Piedade (segunda da direita para a esquerda na foto) tocou ao lado de amigos em outro Museu Vivo

 

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana

(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo