Museu Vivo cancelado em razão da chuva acontece neste domingo

Compartilhe:

O Museu do Folclore de São José dos Campos confirmou para, este domingo (8), a realização da primeira edição de outubro do Museu Vivo, que acontecerá das 14h às 17h. A atividade não pôde ser realizada domingo passado (1º), em razão da chuva constante durante todo o dia.

 

A atividade é aberta ao público e ocorre na área externa do museu, reunindo detentores da cultura popular nas áreas de artesanato, culinária e música. Neste domingo, estarão presentes os mesmos fazedores que já haviam confirmado presença na edição passada.

 

Artesanato

 

A mineira Flávia Helena, que participará do encontro pela primeira vez, compartilhará com o público seus saberes sobre artesanato em papel machê e bonecos feitos com palitos de fósforo.

 

“Herdei o gosto pelo artesanato da minha mãe, Maria Thereza. Comecei produzindo acessórios infantis, mais especificamente bonecos feitos com palitos de fósforos, barbante, linha e lã”, explica Flávia.

 

 

 

 

 

 

Culinária

 

Na culinária, a baiana Joana Cavalcante Rocha fará uma receita de churros, que tem muito dos seus saberes culinários. Ela já participou do Museu Vivo outras vezes e reconhece que o programa valoriza a cultura popular.

 

“Aprendi a cozinhar quando era pequena, vendo minha mãe e outras pessoas mais velhas preparando diferentes pratos”, conta Joana. Ela destaca que sempre ajudou seu pai na roça de macaxeira, desde o plantio até a produção da farinha e da tapioca.

 

Música

 

Formado por Miguel Fernandes Faria, na viola, João de Souza Santos, na segunda voz, e José Antonio (Zé Índio), no violão, o Trio da Roça animará o encontro com suas vivências musicais.

 

O trio começou numa igreja, onde Miguel conheceu João. Eles passaram a tocar juntos durante as missas e depois de um tempo passaram a se apresentar em outros lugares, tocando músicas sertanejas.

 

O terceiro integrante foi diferente algumas vezes e, hoje, é o Zé Índio. Todos moram no Jardim Satélite e tocam numa emissora de rádio, em Paraibuna, e em festas.

 

Gestão

 

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona desde 1997 no Parque da Cidade, em Santana. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

 

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo