Museu do Folclore volta a destacar a cultura popular com mais um ‘Museu Vivo’

A cultura popular volta a ser destaque, neste domingo (9), no Museu do Folclore de São José dos Campos, quando acontece mais um encontro do Projeto Museu Vivo, reunindo quatro representantes nas áreas do artesanato, culinária e música. A atividade é aberta ao público e realizada na área externa do museu, entre 14h e 17h.

Foto: Adenir Britto
Picote feito por Dona Alzira na Sala das Tecnologias

O artesanato ficará por conta de Maria Alzira da Rosa, que tem uma habilidade bem peculiar, a de fazer picotes em papel, utilizando apenas as mãos, uma tesoura e suas memórias. Aos poucos, sem saber explicar de onde vem sua inspiração, vão surgindo imagens de pássaros, cálices, corações.

Natural de São José da Boa Vista (PR), Dona Alzira conta que quando era pequena via sua mãe fazendo picotes, mas nunca se interessou. Com o tempo, foi aprendendo sozinha. Além da sua presença no domingo, ela também tem alguns dos seus trabalhos expostos na Sala das Tecnologias da exposição permanente do Museu do Folclore.

Acervo/Museu
Maria José Oliveira

A mineira de Brasópolis, Maria José Oliveira, vai mostrar durante o ‘Museu Vivo’ de domingo seu saber para fazer arroz doce. Assim como muitos outros detentores do saber popular, Maria José aprendeu a fazer este e outros pratos ainda na infância, com sua mãe. “Só de ficar observando, a gente já aprende”, diz ela.

Na música, os convidados são os violeiros Ivo Raimundo Pinto, nascido em São Bento do Sapucaí, e o joseense Valtecides dos Santos Malta. A dupla já existe há algum tempo, mas suas histórias como violeiros são diferentes. Enquanto Ivo aprendeu a tocar aos 11 anos, Valtecides só pegou num instrumento para valer aos 50.

O Projeto Museu Vivo visa valorizar diferentes representantes da cultura popular local e regional, possibilitando que eles mostrem seus saberes ao público.

A atividade é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Museu do Folclore, que tem sua gestão feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular, organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana