Museu sedia curso sobre acessibilidade e inclusão social

Compartilhe:

O Museu do Folclore de São José dos Campos sediará, no dia 15 de abril, das 14h às 17h, um curso presencial e gratuito sobre “Acessibilidade e inclusão social em museus”. Estão sendo oferecidas 40 vagas.

 

A promoção é do Sisem (Sistema Estadual de Museus), por meio do programa Conexões Museus, e este é o primeiro curso do ano realizado no Museu do Folclore, como sede do 7º Polo Regional.

 

Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de abril por este link. A seleção dos participantes será feita por ordem de inscrição. Mais informações no site da Casa das Rosas.

 

Conteúdo

 

A proposta é refletir sobre a acessibilidade universal, propondo um debate sobre inclusão e participação social no campo museológico, com recortes para a experiência no Museu da Língua Portuguesa, de São Paulo.

 

Serão discutidos os processos de renovação do papel dos museus no século XXI, a partir das demandas sociais que vêm tensionando as instituições, em contraposição a contextos políticos adversos.

 

Perfil

 

A condução do curso será da técnica em Museologia Evelyn Ariane Lauro, bacharel em Turismo e História, especialista em Direitos Humanos e mestra em Estudos Culturais. Evelyn atua na museologia desde 2006.

 

Hoje, Evelyn é articuladora social no Museu da Língua Portuguesa – área dedicada à inclusão e acesso e à criação de vínculos entre a instituição e o território onde está inserida.

 

Também atuou em movimentos sociais relacionados aos direitos humanos nos campos da educação popular, dos direitos LGBTQI+ e da redução de danos quanto ao uso abusivo de álcool e outras drogas.

 

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo