Museu do Folclore retoma domingo (23) atividades do projeto Museu Vivo

O Museu do Folclore de São José dos Campos retoma domingo (23) as atividades do projeto Museu Vivo, que reúne representantes da cultura popular regional nas áreas do artesanato, da culinária e da música. A programação é aberta ao público e acontece entre 14h e 17h, de maneira bastante informal no lado externo do museu. Durante este período a exposição de longa duração do museu também permanece aberta para visitação.

Um desses representantes é o caçapavense Agenor Lessa, que estará acompanhado da família, e mostrará todo o seu ‘saber’ musical. Sua história na música começou aos 12 anos de idade, quando tocava e cantava na escola, ao lado do colega Augusto, o mesmo com quem, mais tarde, formaria uma dupla para se apresentar em circos e cinemas.

Hoje, já morando em São José, Agenor canta na igreja e em festas, tendo ao seu lado a esposa Nilza e a filha caçula Fernanda. Sua história está contada de forma mais completa no 23º volume da Coleção Cadernos de Folclore, do Museu do Folclore.

Maria de Fátima

Para a área da culinária, a convidada é a paranaense Maria de Fátima Ferreira Leite da Silva, também moradora em São José, que mostrará o seu saber ao fazer um bolo de fubá. Ela conta que aprendeu a receita quando ainda era criança, observando sua mãe à beira do fogão de lenha. Maria de Fátima continua morando na roça e usando leite natural para fazer o bolo, mas passou a assá-lo no forno a gás.

A terceira participante é Maria Amélia de Oliveira Silva, que aos cinco anos já queria aprender a fazer crochê, de tanto ver as amigas da sua mãe confeccionando várias peças. O tempo passou e logo ela pegou a prática, fazendo barras de panos de pratos e colchas de linha. Chegou até a vender algumas peças para Maria Améliacomplementar o orçamento familiar. Hoje trabalha na área da saúde e ensina crochê como terapia ocupacional.

O projeto Museu Vivo é realizado pela Prefeitura de São José e Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), sob coordenação do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), associação civil sem fins lucrativos responsável pela gestão do Museu do Folclore de São José dos Campos.

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.